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dc.contributor.authorBorges, Ana Lúcia Araujo-
dc.date.accessioned2023-03-31T18:09:34Z-
dc.date.available2023-03-31T18:09:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2398-
dc.description.abstractA tese registra a história da Faceu – Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia. Nesse sentido, o objetivo geral foi o de investigar o processo de gênese, implantação e consolidação da Faceu entre 1962 e 1978. A Faceu oferecia os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração. A pesquisa teve abordagem qualitativa por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. Os objetivos específicos foram: a) investigar e analisar a pré-história da Faceu, o processo de reconhecimento dos cursos e a independência e complementaridade entre os três cursos oferecidos; b) investigar e analisar o processo de expansão e interiorização do ensino superior na Cidade de Uberlândia, na conjuntura das lideranças locais e institucionais; c) investigar e analisar a história da Faceu na perspectiva dos professores, a partir da análise da prática e perfil dos docentes; d) investigar e analisar a atuação dos estudantes no contexto da Reforma Universitária e formação da UnU; e) investigar e analisar a vida escolar na Faceu, no contexto das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 e 1971. Para cada um destes objetivos foi estruturado um capítulo na tentativa de aceitar ou refutar as seguintes teses correspondentes a cada um dos objetivos específicos estabelecidos para esta tese: a) a Faceu foi privilegiada com a implementação de três cursos superiores, devido à proximidade teórica e metodológica dos três cursos relacionados entre si; b) o Ensino Superior na Faceu teve sua gênese e desenvolvimento a partir do empenho de lideranças locais e dirigentes da instituição; c) a maioria dos professores da Faceu foi reconhecida por suas atuações; d) o diretório acadêmico da Faceu contribuiu com o desenvolvimento desta instituição e a comunidade universitária, aspirava, desde o início da Faceu, uma reforma nos moldes da Reforma Universitária de 1968, e em especial, a integração da Faceu à UnU – Universidade de Uberlândia em 1969; e) não foram encontrados sérios empecilhos em torno das orientações e normas de ambas as LDBs, no contexto da Faceu. Para tanto, foram analisadas as legislações do período e os documentos da Faceu. Em relação aos antecedentes históricos ressaltamos que a Faceu foi fundada por professores da Faculdade de Direito de Uberlândia. O Curso de Ciências Contábeis, primeiro curso a ser 7 implantado na Faceu, foi autorizado em dezembro de 1962 e reconhecido em novembro de 1966, momento em que também foi autorizado o funcionamento do curso de Ciências Econômicas, o qual foi reconhecido em novembro de 1971 juntamente com o curso de Administração, que havia sido autorizado em abril de 1969. Destacamos a relevância desta tese para a preservação da memória e identidade institucional da Faceu por meio do resgate histórico de fatos relevantes dessa instituição. Assim, esperamos uma melhor compreensão das particularidades da Faceu em meio à trajetória dos três cursos inter-relacionados entre si e responsáveis pela demanda em termos sociais, culturais e políticos para o desenvolvimento das ciências empresariais no país.pt_BR
dc.subjectHistória das Instituiçõespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.subjectCurso de Administraçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.titleGÊNESE, IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA FACEU - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE UBERLÂNDIA-MG (1962-1978)pt_BR
dc.typeThesispt_BR
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