Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Terezinha Severino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T14:07:20Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T14:07:20Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2406 | - |
dc.description.abstract | A presente tese é resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar as contribuições do processo formativo de professores do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a partir das significações apreendidas por eles em relação à formação continuada, numa perspectiva colaborativa. A pesquisa foi realizada no âmbito da linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). O estudo teve como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as contribuições de um processo de formação continuada de professores do ICTE/UFTM para o desenvolvimento profissional docente, na perspectiva colaborativa? Os participantes da pesquisa foram professores que ministraram aulas na formação básica comum dos cursos de engenharia da UFTM, no ano de 2019. Foi utilizada a metodologia da pesquisa colaborativa que busca atender necessidades dos participantes e produzir conhecimento. Fundamentou-se teórica e metodologicamente em Ibiapina (2008, 2009), em relação à pesquisa colaborativa; Marx (2011), Kopnin (1978), Kosik (1976), Minayo (2014) e Gomide (2014), para o método; Marcelo Garcia (1999), Tardif (2002, 2004, 2014), Zabalza (2004), Nóvoa (2002, 2009), Masetto (2003), Isaia (2006, 2010), Veiga (2006, 2008, 2014), Franco (2009), Cunha (2006, 2014), Pimenta (2000, 2009), Pimenta e Anastasiou (2008, 2014), Melo (2018), para tratar a pedagogia universitária. Teve como método o Materialismo Histórico-Dialético e foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com entrevistas e encontros reflexivos na modalidade presencial e a distância. Para a análise de dados, utilizou-se a abordagem dos Núcleos de Significação. A partir da leitura flutuante do material, foi realizada a identificação dos pré-indicadores (falas dos participantes) e dos indicadores (agrupamento de pré indicadores) e apreendidos cinco núcleos de significação (agrupamento de indicadores), que mostram, em seu movimento, totalidade e contradição, os significados e os sentidos apreendidos pelos professores participantes. Foram eles: Desinteresse do aluno - um desafio para o professor – entre o desejo de superação e o desânimo; A dimensão ética na formação do engenheiro – entre a necessidade e a ausência; Importância e necessidade de diferentes estratégias de ensino para a aprendizagem – entre a diversidade e as condições subjetivas e objetivas para a sua efetividade; A avaliação, processo intrínseco à aprendizagem – entre frustações e entusiasmo; A contribuição da formação continuada para o desenvolvimento do professor do ICTE - entre avanços, desafios e dificuldades. Destaca-se a motivação dos participantes para refletir sobre sua prática, dispondo-se a criar/participar de espaços de reflexão, com o fim de profissionalizar a docência e de (re) construir significado e novas compreensões do processo de ensino e aprendizagem. Evidencia-se, ainda, a riqueza do compartilhamento e reflexão nos encontros, o que possibilitou ao participante a valorização do pensamento do outro, em um ambiente de discussão, de autonomia e de respeito mútuo, a apropriação de conhecimentos que subsidiaram a práxis, na qual teoria e prática se complementam e podem transformar os envolvidos e provocar mudanças na ação educativa, contribuindo para o desenvolvimento profissional. Os resultados confirmam a tese de que um processo de formação pedagógica na perspectiva colaborativa pode contribuir para que o professor do ensino superior interprete e recrie sua prática pedagógica, num processo de desenvolvimento profissional docente. | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores-engenheiros | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-ENGENHEIROS: UMA PESQUISA COLABORATIVA | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 2 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEREZINHA SEVERINO DA SILVA.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.