Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2411
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma proposta de ressignificação da prática pedagógica em uma escola estadual no município de Jataí, Goiás
Autor(es): Bueno da Silva Inácio Junqueira, Nilda
Palavras-chave: Educação do campo. Práticas Educativas. Pedagogia da Terra. Currículo.
Data do documento: 24-Fev-2023
Resumo: A educação do campo do Brasil, ao longo do tempo, foi constituída por diferenças socais, econômicas e educativas que modificaram o processo de ensino e aprendizagem, ao se comparar com a educação que ocorre no meio urbano. Nesse sentido, a educação do campo deve fortalecer a identidade, a cultura, a cidadania e o modo de vida e produção da população em que está inserida, além de proporcionar uma educação de qualidade, humanizadora e para todos. O presente estudo justifica-se necessário por analisar o PPP da escola do campo e as demandas socioeducativas dessa parcela da população brasileira que não pode ser desassistida por viver no meio rural, uma vez que educação é um dos principais meios de alcançar a autonomia crítica e a democracia. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a política de currículo do Estado de Goiás, no município de Jataí, nas formulações e na implementação do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública do campo. Assim, a metodologia utilizada é a qualitativa, com o estudo observacional, bem como a pesquisa empírica por meio questionários aplicados aos professores da instituição, local da pesquisa. Desse modo, espera-se com os resultados desta pesquisa proporcionar maiores informações sobre as desigualdades educacionais existentes entre o urbano e o rural, além de propiciar reflexões sobre as práticas educativas que fortalecem e valorizam os conhecimentos e a realidade da população do campo. Conclui-se que a proposta curricular das escolas da zona urbana, encontrada no Município de Jataí, é a mesma aplicada às escolas localizadas no meio rural. Os PPPs elaborados e utilizados nas escolas rurais não contemplam os princípios do que seriam uma educação do campo, nos termos discutidos no referencial teórico. Este estudo tem como produto ações propostas, de forma lúdicopedagógica, que rompem o estereótipo do campo como ambiente de estagnação e desconexão com a sociedade, apresentando-se ao aluno como um local que oferece oportunidades de vida, de desenvolvimento e de prosperidade.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2411
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilda Bueno da Silva Inácio Junqueira.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.