Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira Morlin, Mariane | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T18:14:48Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28T18:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2420 | - |
dc.description.abstract | A conscientização da amplitude da Educação Financeira na sociedade, a qual buscamos neste trabalho, pode trazer benefícios aos sujeitos sociais diante da utilização da renda proveniente do seu trabalho. Entende-se que há a necessidade de instigar cidadãos para que futuramente saibam lidar com o dinheiro de maneira consciente para adquirirem uma vida financeira saudável, evitando os problemas financeiros que a relação capital e trabalho tem por princípio induzir. A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional e tem como objeto de estudo a Educação Financeira no Ensino Médio e a inserção desta na sociedade. A partir do estudo realizado, acredita-se que a Educação Financeira na Educação Básica contribui tanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito social. O objetivo do estudo foi demonstrar ao docente a importância da conscientização sobre o planejamento financeiro familiar, de seus aspectos mais simples até os mais complexos, permitindo assim, melhor desenvolvimento de trabalho em sala de aula, possibilitando, tanto aos docentes, quanto aos discentes, a adequação de seu comportamento financeiro e assim o entendimento maior de como funciona a sociedade capitalista. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa no que se refere à necessidade de debate sobre a Educação Financeira nas escolas. Importa evidenciar a importância da conscientização do tema no âmbito da Educação Básica, especificamente, no Ensino Médio, quando os jovens estarão na iminência de ocupar postos de trabalho e fazer o seu planejamento financeiro. Neste contexto a BNCC conjugada ao Novo Ensino Médio condiciona e não determina o ensino da Educação Financeira. Esta pesquisa permitiu avançar no conhecimento sobre a temática e na produção de um material de apoio que pode ser reproduzido e distribuído nas escolas, intitulado de “Cartões Educativos sobre Educação Financeira” para docentes e discentes do Ensino Médio, que promova a conscientização dele e de seus alunos acerca da importância e necessidade da Educação Financeira. Autores como Saviani, D'Aquino, Fagiani, entre outros foram utilizados na construção do referencial teórico, juntamente com documentos relevantes na área, como: base de dados da CAPES, CF/88, LDB/96, BNCC, mídia digital, DIEESE, dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | conscientização. educação básica. educação financeira escolar; ensino médio. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO FINANCEIRA: sua importância no Ensino Médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANE FERREIRA MORLIN.PDF.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.