Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia Cardoso, Élen-
dc.date.accessioned2023-05-30T14:12:59Z-
dc.date.available2023-05-30T14:12:59Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2425-
dc.description.abstractEsta pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação básica, voltada para a linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamentos, tendo como tema central Alfabetização e Letramento e todas as questões que envolvem a aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo e pesquisa documental utilizando fontes primárias e secundárias, assim como dados da escola Municipal Freitas Azevedo como local de pesquisa a fim de evidenciar as observações aqui mencionadas. A presente pesquisa tem como objetivo compreender os conceitos e os paradigmas que envolvem todo o processo de alfabetização e letramento, esclarecendo muitas indagações acerca desse assunto, ao mesmo tempo trazendo vários apontamentos advindos de diferentes autores e pesquisadores do tema como Magda Soares, Maria do Rosário L. Mortatti, Moacir Gadotti, Lev Vygotsky, além de produções acadêmicas encontradas em sites, tais como CAPES e SCIELO. A tarefa de compreender os métodos de ensino e quais as suas influências sobre o processo de ensino-aprendizagem direcionou os estudos aqui expressos. À medida que se esclarece cada conceito, o processo de alfabetização pode tornar-se menos complexo, pois ele ganha nuances significativas que vão além de nomenclaturas. Para que a alfabetização e o letramento ocorram, faz-se necessário promover, por meio de diferentes estratégias e/ou métodos de ensino, a aquisição de conhecimento por parte do aluno. É necessário conhecer as especificidades desses educandos, e procurar qual a melhor ferramenta e o caminho que irão ao encontro de suas dificuldades, para tanto é preciso levar em consideração o conhecimento que esse aluno traz consigo devido às suas vivências. Durante a pesquisa, foi possível compreender e evidenciar que a criança possui conhecimentos prévios e que esses também são influenciáveis, isso mostrou que a escola precisa proporcionar um ambiente alfabetizador. Tendo como referencial uma escola de ensino infantil e fundamental como local de pesquisa, foi possível verificar também que o ambiente possui grande influência sobre seu aprendizado, além de exemplificar algumas estratégias de ensino e seus resultados iniciais. Esta pesquisa evidenciou que o conjunto de estratégias é que conduz ao método, que pode ser denominado como caminho até a alfabetização e o letramento.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAlfabetização; Letramento; Ensino; Aprendizagem; Estratégias.pt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: MÉTODOS DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEN GARCIA CARDOSO - 2.PDF.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.