Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2431
Título: AVALIAÇÃO DA MICRODUREZA DA DENTINA RADICULAR SUBMETIDA A TRATAMENTOS PREVENTIVOS SEGUIDOS DE EROSÃO E/OU ABRASÃO
Autor(es): MACHADO, MAYLA RODRIGUES SILVA
Lepri, Cesar Penazzo
Palavras-chave: Erosão Dentária
Testes de Dureza
Laser YSGG
Data do documento: 28-Fev-2023
Resumo: O objetivo desse estudo in vitro foi avaliar a influência de diferentes tratamentos preventivos na microdureza da dentina radicular bovina submetidas a desafios erosivos e/ou abrasivos. Foram confeccionados 180 espécimes de dentina radicular bovina (4,25mmX4,25mmX2,5mm). A metade de cada um foi isolada (região controle) e a outra metade recebeu um dos tratamentos preventivos. Os espécimes foram distribuídos em seis grupos em função do tratamento, sendo: grupo controle (ST); aplicação de verniz fluoretado a 5%(VF); aplicação do laser Er,Cr:YSGG(L) (0,1W; 5Hz; 6,25J/cm²; 10s; modo varredura; sem refrigeração à água e sem ar); aplicação do gel bifásico de silicato de cálcio/fosfato(RBS); verniz fluoretado 5%+aplicação do laser(VF+L); aplicação do gel bifásico de silicato de cálcio/fosfato+aplicação do laser(RBS+L). Depois de tratados, os espécimes foram subdivididos aleatoriamente em erosão (E); abrasão (A); erosão seguida de abrasão (E+A), totalizando 18 subgrupos (n=10). Foi usada uma solução erosiva (refrigerante à base de cola) com pH=2,42 à 4ºC e cada ciclo erosivo teve uma duração de cinco minutos. Este procedimento foi feito duas vezes ao dia, com intervalos de 2 horas entre os desafios, por um período de 10 dias. A escovação foi realizada uma hora após a realização do segundo desafio erosivo diário, com escova elétrica (166 oscilações/s) e aplicação de uma força de 2N juntamente com solução slurry, preparada com dentífrico na proporção de 1:2 em peso, durante 60s. A cada 10s, o slurry foi injetado concomitantemente à escovação. Entre os ciclos, os espécimes foram mantidos em água destilada e em estufa a 37ºC. Após esta etapa, os espécimes foram incluídos em resina e seccionados no sentido transversal para a análise de microdureza (25gf por 40 segundos), nas seguintes profundidades: 20μm e 50μm tanto na região controle quanto na experimental. Os dados foram analisados e submetidos aos testes estatísticos paramétrico ANOVA e pós-teste de Tukey e não paramétrico de Kruskal Wallis e pós-teste de Dunn. Todos os testes estatísticos adotaram o nível de significância de 5% (α=0,05). Observou-se que os grupos VF+L e RBS+L apresentaram maiores valores de microdureza dentinária, enquanto os grupos que não receberam a irradiação com laser apresentaram menor valor de dureza. Pode-se concluir, que o laser Er,Cr:YSGG apresentou resultados satisfatórios principalmente quando associado a outros agentes como verniz floretado 5% ou gel bifásico de silicato de cálcio/fosfato.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2431
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho mestrado defesa dissertação formatado (1).pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.