Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2441
Título: TDIC e REANP: Saberes e práticas docentes
Autor(es): Batista da Silva, Cleonice
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Saberes docentes. Ensino remoto. TDIC. Ensino Fundamental I.
Data do documento: 29-Mar-2023
Resumo: Essa pesquisa foi guiada pela seguinte pergunta: Quais saberes e práticas docentes, relativos à regulamentação e adaptação das TDIC que foram implementadas nos anos de 2020 e 2021, período do REANP, foram incorporados nas práticas docentes presenciais, no ano de 2022, por um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Bom Jesus da cidade Uberlândia? O objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender os saberes e práticas adquiridas relativo à utilização das TDIC no período de 2020 a 2021, período do REANP e, que foram incorporados às práticas docentes presenciais, no ano de 2022, de um grupo de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Bom Jesus, localizada na cidade Uberlândia. Para integrar e subsidiar a pesquisa de campo foram escolhidos os professores da Escola Estadual Bom Jesus, localizada na cidade de Uberlândia - Minas Gerais. Quanto à abordagem metodológica foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos e técnicas de produção e coleta de dados utilizados foram: questionários com questões abertas, fechadas e entrevistas semidirigidas. Para melhor compreensão da temática e subsídio ao desenvolvimento gradativo da pesquisa foi realizado estudo bibliográfico e documental em textos, livros, artigos, leis e decretos. Para a análise dos resultados foi utilizado a estratégia de triangulação dos métodos de investigação. Através da análise dos dados, infere-se que, a viabilidade do funcionamento das atividades escolares no período do REANP, ano de 2020 e 2021, foi possível devido a adaptação das práticas docentes e a implementação das TDIC como ferramentas de ensino e de aprendizagem. No ano de 2022, as práticas docentes se guiaram como era antes do contexto da pandemia, a mudança estrutural e pedagógica que deveria fomentar a cristalização da prática utilizada quando do isolamento, não aconteceu. Pensar a inserção de tecnologias no ambiente escolar atreladas às peculiaridades do momento histórico vivenciado, possibilitou uma compreensão das práticas adquiridas e/ou aprimoradas por esses professores, que poderão compor e direcionar as práticas docentes para a educação básica.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2441
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEONICE BATISTA DA SILVA.pdf7,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.