Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2523
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DA OPERAÇÃO DE UM FORNO DE CAL COM E SEM CONTROLE AVANÇADO DE PROCESSO
Autor(es): GAMA XAVIER, ADELSON
Palavras-chave: Indústria de celulose
Otimização energética
Desenvolvimento sustentável
Redução de custos
Lógica fuzzy
Data do documento: 23-Fev-2023
Editor: UNIUBE
Resumo: O setor de extração de celulose apresenta grande relevância na economia do país, alavancado por uma crescente demanda global pelo produto para produção de papel visando suas mais diversas aplicações. Tudo isso impulsiona as indústrias na busca por um processo mais eficiente, rentável e sustentável, o que tem despertado grandes interesses em estudos para otimizações dos processos. Alinhado a essa necessidade, o setor brasileiro de celulose e papel tem buscado alternativas para melhorar a eficiência energética das unidades já existentes, reduzindo em suas matrizes energéticas a utilização de combustíveis fósseis, almejando também otimizar as emissões atmosféricas. Conectado a essas premissas, este trabalho, apresenta uma comparação da operação do forno de cal com e sem um controle avançado de processo baseado em um controlador fuzzy, visando a otimização deste processo no sentido de obter a redução do consumo de gás natural, melhoria no gerenciamento de queima no forno de cal e ganho de estabilidade das variáveis de processo.
Descrição: Pesquisa efetuada em parceria com indústria: integração universidade - empresa Eldorado Brasil Celulose. Rodovia BR-158 - até km 265,000 Jardim Santa Lourdes 79641300 - Três Lagoas, MS - Brasil URL da Homepage: eldoradobrasil.com.br
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2523
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - versão final.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.