Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/256
Título: AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DE COR DE RESINAS COMPOSTAS IMERSAS EM DIFERENTES BEBIDAS APÓS REPOLIMENTO
Autor(es): COSTA ALVES, CAROLINA
OLIVEIRA GUTIERRES SILVA, CAROLLINE
Palavras-chave: resinas compostas
manchamento
repolimento.
Data do documento: 16-Dez-2017
Resumo: Atualmente a odontologia estética vem se renovando constantemente, oferecendo aos pacientes diversos métodos de tratamento em busca do sorriso estético e funcional. Nesse sentido, os fabricantes de materiais odontológicos têm aprimorado as resinas compostas, para que apresentem excelente estética e boas propriedades mecânicas. O presente estudo analisou resinas compostas imersas em diferentes bebidas (café, vinho tinto, refrigerante a base de cola e água destilada). A alteração de cor foi avaliada após o repolimento. As resinas compostas utilizadas foram: Resina Filtek Z350 XT e a Resina Brilliant NG; as bebidas para o experimento foram: café, refrigerante à base de cola, vinho tinto e a água destilada que corresponde ao grupo controle. Foram confeccionados 160 corpos-de-prova: 80 de cada resina composta. Vinte corpos de prova receberam polimento imediato, vinte polimento após 24 horas, vinte polimento após 7 dias e os outros vinte não receberam polimento. As análises de cor foram feitas utilizando o aparelho espectrocolorímetro (BYK GARDNER) que utiliza o sistema CIELab. Foi avaliado o ΔE dos grupos após 30 dias e após repolimento. Os dados foram submetidos à ANOVA e teste de Tukey (α=5%). Os dados foram submetidos aos testes de homogeneidade (Levene’s) e normalidade (Kolmogorov Smirnov). Após estes testes, cada resina composta foi analisada pelo teste de Análise de Variância a dois critérios: bebidas e polimento. Foi realizado o pós-teste de Tukey para a diferenciação das médias. Foram observados que os maiores valores de alteração de cor aconteceram nas resinas compostas imersas em café e vinho tinto,e maiores quando comparados à Coca Cola®. O grupo controle (água) foi o único que apresentou alteração de cor clinicamente indetectável (ΔE<1,0). Todas as bebidas testadas apresentaram potencial de manchamento nas resinas compostas estudadas e o repolimento, de maneira geral, conseguiu reduzir o manchamento.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/256
Aparece nas coleções:2017/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DE COR DE RESINAS COMPOSTAS IMERSAS EM DIFERENTES BEBIDAS APÓS REPOLIMENTO.pdf478,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.