Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2569
Título: | O ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIA NO ESTADO DO AMAZONAS: DEMOCRATIZAÇÃO ESCOLAR E IMPACTOS SOCIAIS DO MODELO |
Autor(es): | Costa Vicente Picanço, Josinete |
Palavras-chave: | Educação Básica; Ensino Médio; Centro de Mídias; Ensino Mediado por Tecnologia; Amazonas. |
Data do documento: | 12-Jul-2023 |
Resumo: | Fazer educação no contexto amazônico é um desafio de proporções geográficas e logísticas inimagináveis para quem não conhece os entrelaces da cultura regional, que culminaram em modelos educacionais bem distintos, para oferta de ensino urbano e rural nessa região. Nesse contexto, com o objetivo de atender uma demanda reprimida de oferta de Ensino Médio no Estado do Amazonas, nasce em 2007 o Centro de Mídias de Educação do Amazonas - CEMEAM, com a proposta inovadora do Ensino Mediado por Tecnologia (EMPT). O modelo, na prática, está consolidado da seguinte forma: há três atores principais, os Professores Ministrantes, que ministram suas aulas diretamente do estúdio do CEMEAM, Professores Presenciais Mediadores, que atuam presencialmente nas salas de aula e os Alunos, que assistem as aulas nas escolas das comunidades ribeirinhas. Esta pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: Formação de Professores para Educação Básica da Universidade de Uberaba tem por objetivo geral analisar o EMPT, contextualizá-lo historicamente e geograficamente, como agente de inclusão a Educação Básica; além de demonstrar sua relevância social, com vistas à inclusão da população ribeirinha do Estado do Amazonas a cursarem seus estudos no Ensino Médio. O que se busca na abordagem, é ir além de dispositivos legais e organizações pedagógicas salientando a relevância desse modelo para inclusão social dos alunos ribeirinhos estabelecendo uma conectividade com sua representatividade social e realizar uma tecitura entre os dados bibliográficos disponíveis e os resultados apresentados por essa oferta de ensino e diante do exposto se percebeu várias incongruências de ordem administrativa e pedagógica, que culminam em um modelo de ensino ofertado no mesmo formato para alunos da capital e alunos do EMPT, que é formado por um público diverso, ribeirinhos, indígenas, do campo, etc. Como produto desta pesquisa, apresentase uma Unidade Curricular Eletiva do Novo Ensino Médio, trazendo uma proposta de desenvolvimento de temas relevantes a vida da população ribeirinha, ou seja, Enchente e Vazante: vida e cultura em movimento. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2569 |
Aparece nas coleções: | 2023 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSINETE COSTA VICENTE PICANÇO.pdf | 37,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.