Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2574
Título: BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES: CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DAS CRIANÇAS INTERNADAS
Autor(es): Cordeiro do Prado, Deuzely
Palavras-chave: Qualidade de vida. Condições de saúde. Brinquedoteca hospitalar.
Data do documento: 27-Out-2023
Resumo: Este estudo, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica-RECEPE, aborda a brinquedoteca hospitalar como um recurso de assistência à saúde e melhoria da qualidade de vida das crianças em regimes de internação, visando identificar e analisar os impactos da brinquedoteca hospitalar na melhoria da qualidade de vida e saúde dos pacientes infantis. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, utilizando dados de categorias teóricas já trabalhadas por outros autores, devidamente registrados, e análise crítica das soluções apresentadas nas obras, para as questões orientadoras do estudo. Para o levantamento das obras, foram definidos critérios como área de estudo, período de publicação e idioma. Foram consultados bancos de dados, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), utilizando os descritores "Brinquedoteca Hospitalar", "Qualidade de Vida", "Ludoterapia, " Criança Internada", e " Saúde Infantil, no recorde temporal entre 2012 e 2022. Os resultados das análises das obras selecionadas, com uso de uma Ficha para Leitura, evidenciam contribuições da brinquedoteca hospitalar para a recuperação da saúde, o desenvolvimento intelectual das crianças, a expressão dos sentimentos infantis, o fortalecimento do vínculo entre os profissionais / família e criança e o auxílio na busca de soluções para os problemas de saúde dos pacientes. Por conseguinte, os resultados mostram contribuições para a melhoria da qualidade de vida das crianças hospitalizadas. Todavia, evidenciam, também, a falta de profissionais com formação em brinquedoteca e problemas como limpeza e má administração do ambiente de uma brinquedoteca. Com base nos resultados, elaborou-se proposições com vistas a fomentar reflexões e intervenções com profissionais que atuam nas brinquedotecas hospitalares e gestores.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2574
Aparece nas coleções:2023

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEUZELY CORDEIRO DO PRADO.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.