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Título: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA.
Autor(es): de Macedo Soares, Fátima Adrienne
Palavras-chave: Pedagogia do Oprimido. Teatro do Oprimido. EJA.
Data do documento: 31-Out-2023
Resumo: O presente trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas/Projeto Guarda-Chuva, Intitulado "Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares ao projeto Educação na Diversidade para a Cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE. Sua temática centra-se no estudo das elaborações de Paulo Freire e Augusto Boal e sua contribuição para a Educação de Jovens e Adultos. Elege como objetivo geral, analisar as contribuições de Augusto Boal (1975) encontradas em seu O teatro do oprimido e outras poéticas políticas e de Paulo Freire com a obra Pedagogia do oprimido Freire, 1967), para a Educação de jovens e Adultos, na criação de uma EJA formadora de um pensamento emancipador, crítico e autônomo, e diálogos possíveis entre esses autores. Adotou-se o enfoque qualitativo com o intuito de melhor compreender o Método e a possibilidade de aplicação das formas e técnicas do TEATRO DO OPRIMIDO e outras poéticas políticas e formulações contidas no livro PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. O referencial teórico está centrado na obra dos dois autores e na pesquisa bibliográfica que aborda estudos e considerações sobre a aplicação dos processos pedagógicos de Freire e Boal. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os diálogos entre Freire e Boal contribuíram de forma efetiva para a EJA nas escolas que inseriram metodologias inspiradas nas formulações de Freire e Boal. Essas contribuições são ancoradas, especialmente, na relação entre educador-educando, educando-educador; atorexpectador, expectador-ator, marcada pela ausência de hierarquias e pela constituição do sujeito democrático e livre. Além disso, ofereceu elementos para elaboração da proposta de Diálogos com Professores da EJA, um processo formativo sobre as contribuições de Freire e Boal.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2575
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