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dc.contributor.authorMarques, Lidiana Simões-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:11:11Z-
dc.date.available2024-07-25T17:11:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2714-
dc.description.abstractAs necessidades e motivações dos professores de Fisioterapia se constituem de múltiplos determinantes, que são fundamentais para a melhoria dos processos formativos e da qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior, o que torna esse tema relevante para a pesquisa em educação. Esta Tese foi construída dentro da linha de pesquisa intitulada “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, fazendo parte de um projeto professoral mais amplo denominado “Necessidades de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Superior em Minas Gerais: um estudo diagnóstico”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG - PPM-00347- 18), coordenado pelo orientador da pesquisa. Entende-se que a formação continuada do professor de Fisioterapia perpassa pelas necessidades e motivos. A esse respeito, compreende se que a formação continuada pode trazer satisfação no trabalho, crescimento pessoal, reconhecimento, interação social, remuneração e segurança, ou seja, transformações no trabalho docente. Tendo isso em vista, o docente de Fisioterapia se torna mais participativo, autônomo e suas produções científico-culturais impactam no processo de ensino-aprendizagem e na prestação de serviços para a comunidade que sofre as transformações desse processo. O problema da pesquisa gira em torno da seguinte questão: Como elaborar uma síntese crítica das contribuições das necessidades e motivações humanas para a formação continuada de professores dos cursos de Fisioterapia?. Para isso, objetiva-se, então, construir uma síntese teórica das contribuições da teoria das necessidades e motivações humanas para a formação continuada de professores de Fisioterapia. O referencial teórico foi delineado no enfoque dialético-materialista, assim como o percurso metodológico, fundamentado pela pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma revisão sistemática sobre as necessidades de formação dos professores de Fisioterapia, com bases na metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), uma pesquisa bibliográfica sobre a fundamentação conceitual e legal da formação de professores e uma pesquisa documental sobre os marcos legais da profissão de Fisioterapia, nos âmbitos nacional e internacional. Os resultados permitiram elaborar uma síntese das contribuições da teoria das necessidades e da motivação para a formação continuada dos professores de Fisioterapia. Considera-se que os conceitos de atividade, necessidade, motivo (motivação) e caráter são de grande contribuição para a formação dos professores em geral, pois o preparo profissional docente tem as características de uma atividade específica, que os profissionais da educação devem aprender a se desenvolver durante toda sua vida acadêmica. Nessa perspectiva, a atividade de formação continuada dos professores dos cursos superiores de Fisioterapia deve ter seu cerne no atendimento de suas necessidades e motivações afetivas, cognitivas, morais e profissionais. Com isso, torna-se essencial, num contexto de formação de profissionais de saúde, em que os aspectos pedagógicos e humanos são geralmente relegados a segundo plano.pt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectNecessidadespt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS NECESSIDADES E DA MOTIVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.typeThesispt_BR
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