Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Elaine Cristina | - |
dc.contributor.author | Santos, Joice Lira dos | - |
dc.contributor.author | Honório, Juliana Kelly | - |
dc.contributor.author | Cunha, Valeska Guimarães Rezende da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T18:37:15Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T18:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2733 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como tema de estudo “a musicalização na educação infantil”. A escolha por essa temática surgiu a partir de um trabalho acadêmico realizado por nós alunas, ainda no 2º período na disciplina: Trabalho de Construção de Aprendizagem. A música é uma linguagem universal e está imersa na cultura humana desde antes o seu nascimento. Nas escolas esse instrumento é muito utilizado como forma de recreação e entretenimento. A presente pesquisa de cunho teórico, teve como procedimento metodológico a revisão bibliográfica.Tendo como objetivo aprimorar o conhecimento sobre a musicalização como parte do recurso pedagógico no processo do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança no período da Educação Infantil. O trabalho encontra-se dividido em três seções, na primeira é feita apresentação do conceito de música, o silêncio como parte da escuta e um breve do histórico do ensino da música no Brasil. A segunda seção aborda o cerne da pesquisa, procurando refletir a relação da música com a criança, sua importância no desenvolvimento infantil e algumas práticas norteadoras no trabalho educativo. Na terceira buscamos refletir sobre a formação musical do pedagogo. Os resultados obtidos através de pesquisa feita com autores renomados como: Brito (2003), Correia; et al, (2017), Fucci-Amato (2015), evidenciam a importância da música no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida escolar. Os estudos apontam como desenvolver a linguagem musical na infância por meio de um ensino intencional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Música. | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A MUSICALIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022/2 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO-VERSAO FINAL_Elaine_Joice_Juliana Kelly.pdf | 207,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.