Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2748
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS PESQUISAS E OS ESTUDOS REALIZADOS NAS BIBLIOTECAS
Autor(es): Alves, Gleisa Mara
Palavras-chave: Pesquisas e Estudos
Biblioteca
Ensino Superior
Representações Sociais
Data do documento: 2022
Resumo: Esta investigação vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem, do PPGE/UNIUBE. Integra um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado Desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais, inserido na Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Este estudo leva em conta o disposto na lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, sobre a universalização e obrigatoriedade das bibliotecas nas instituições de ensino do País e aponta como problema, não a obrigatoriedade das bibliotecas, mas a relação dos estudos e pesquisas que nelas são realizados com a formação acadêmica do aluno no Ensino Superior. Tem-se conhecimento da implantação das bibliotecas nas instituições de Ensino Superior, mesmo porque é condição necessária de infraestrutura para abertura e autorização de cursos pelo Ministério da Educação. Porém, pouco se sabe sobre a utilização desses espaços pelo corpo discente. É a isso que esta pesquisa se dedica, cujo objeto de investigação são as pesquisas e os estudos realizadas na biblioteca. Uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva é adotada. A Teoria das Representações Sociais, de Moscovici (2003), e a abordagem estrutural do Núcleo Central, de Abric (2001), fundamentam teórico-metodologicamente seu desenvolvimento. Seu objetivo geral é compreender as representações sociais dos alunos universitários sobre as pesquisas e os estudos e realizados na biblioteca da sua instituição de Ensino Superior e as implicações destes em sua aprendizagem e formação acadêmica. Participaram da pesquisa 33 alunos de dois cursos de graduação ofertados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá (CEFET-MG/Araxá). A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário, contendo questões abertas e fechadas e TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras). Foram esses dados submetidos à análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2016), com o auxílio dos softwares EVOC e IRaMuTeQ. O primeiro software, a partir das palavras evocadas na TALP, identificou o núcleo central e o sistema periférico das representações. O segundo auxiliou na categorização das questões abertas do questionário. Com relação aos resultados, quanto a identificação do núcleo central, de modo geral, pode-se dizer que os participantes desta pesquisa, estão construindo representações sociais positivas sobre as pesquisas e os estudos realizados na biblioteca onde estudam. Para eles, o sentido e o significado destes estudos e pesquisas, ancorados nas palavras “aprendizagem”, “conhecimento”, “livros” e “silêncio”, levam à compreensão de que estes elementos estão contribuindo para a aprendizagem e a formação acadêmica no curso. Quanto ao sistema periférico, vale ressaltar também a positividade da primeira periferia, constituída pelos elementos “Importante”, “Bom”, “Concentração”, “Leitura”, “Pesquisa” e “Desenvolvimento”, tendo em vista a importância da migração destes para o núcleo central; o que poderia favorecer e corroborar ainda mais a positividade do núcleo central.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2748
Aparece nas coleções:TURMA 17

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO GLEISA MARA - FINALIZADA (Kamilla - 03-05-2022).pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.