Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2749
Título: | AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE UBERABA/MG PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS |
Autor(es): | Petermann, Alexandre Barbosa |
Palavras-chave: | Juventude Escola Política |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por tema a formação política de jovens para o exercício da cidadania. Está vinculado ao projeto de pesquisa “Educação na diversidade para a cidadania: um estudo de processos educativos e formativos escolares e não escolares”. Tem por objetivo geral analisar e compreender as contribuições de uma escola estadual de Uberaba/MG para a formação política dos jovens. As noções de política e do político foram elaboradas à luz de Dussel (2007) e Arendt (2002). A noção de juventude como categoria geracional foi desenvolvida à luz de Schmidt (2000); Abramo, Venturi (2000) e Groppo (2016, 2018), partindo-se para uma noção contemporânea da Teoria do Protagonismo Juvenil, na perspectiva de Groppo (2016, 2018). Apresenta-se uma discussão sobre a educação na diversidade para a cidadania, que se deu a partir de Freire (1979, 2001), Brandão (1989) e Dayrell (1996). E, por fim, para tratar das culturas política e juvenil, suas diversas identidades e sobre a socialização política na escola, trabalhou-se as ideias de Schmidt (2000), Araújo (2007), Silva (2017), Abramovay, Figueiredo e Silva (2019) e Martins e Carrano (2011). A metodologia é de abordagem qualitativa, conforme André e Gatti (2008). A pesquisa documental, no Projeto Político Pedagógico da escola deu-se a partir de Ludke e André (1986), Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009). Já a pesquisa de campo partiu da perspectiva de Marconi e Lakatos (2002). Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para a coleta de dados junto a 3 professores do ensino médio, que lecionam Geografia, História e Filosofia, e foram utilizados questionários, aplicados a 14 estudantes do 2º ano do ensino médio, segundo os pressupostos de Ludke e André (1986). Ressalte-se que a pesquisa de campo foi realizada de forma virtual, diante da crise sanitária face à pandemia de Covid-19, quando as entrevistas foram realizadas por videoconferência, pelo Google Meet, e os questionários aplicados pelo Google Forms. A metodologia de análise de dados foi realizada com base na análise temática de Braun e Clarke (2006). Ao ser analisado o Projeto Político Pedagógico da escola, constatou-se que o referido documento demonstra certa convergência ao referencial teórico da pesquisa e com o tema principal da mesma, qual seja, a formação política e cidadã dos jovens pela escola, ainda que de forma, algumas vezes, não explícita. Com a utilização do Programa ATLAS.ti, que auxilia no gerenciamento e organização de análises qualitativas, todo o material da pesquisa de campo (transcrições de entrevistas e questionários) foi nele inserido, onde teve os trechos relevantes selecionados (citações/extratos), codificados de forma automática e criados os temas potenciais pelo pesquisador, temas esses que foram vinculados aos respectivos códigos/citações. Seguiu-se com a construção dos temas definitivos, que foram estabelecidos em razão de terem a melhor potencialidade de captar o objetivo principal da pesquisa, sendo selecionados “Política”, “Cidadania” e “Papel da Escola na Formação dos Jovens”, os quais foram analisados sob a ótica de todo o referencial teórico e dos dados produzidos, bem como foram traçados os perfis dos participantes da pesquisa. Encerrou se o estudo com o relatório final das análises e com as considerações finais em que se apurou, em linhas gerais, haver contradições no processo de ensino-aprendizagem, já que ao mesmo tempo em que há professores com práticas ativas de socialização política, que objetivam uma formação crítica dos estudantes, e um projeto político pedagógico que busca o incentivo à uma educação libertadora do conhecimento, há uma escola com práticas autoritárias, inflexíveis, não receptivas às ideias dos jovens e que não os leva a participar da âmbito escolar, gerando um prejuízo à construção do conhecimento aos professores e aos estudantes, bem como um desincentivo a esses últimos nas suas socializações políticas. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2749 |
Aparece nas coleções: | TURMA 17 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ALEXANDRE BARBOSA PETERMANN.pdf | 5,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.