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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alvim, Tássia Beatriz Machado | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T19:03:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T19:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2753 | - |
dc.description.abstract | Este estudo integra a Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Integra também um projeto maior intitulado Desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: contribuições da TRS - Teoria das Representações Sociais, inserido na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Esta pesquisa tem como foco as representações sociais dos discentes de um curso de Pedagogia sobre o Ensino Religioso, enquanto disciplina que pode ou não possibilitar e colaborar para a formação básica (integral) do cidadão. De natureza quanti-qualitativa, apresenta como objetivo geral compreender as representações sociais dos alunos dos últimos períodos de um curso de Pedagogia de uma IES (Instituição de Ensino Superior) de Uberaba-MG, sobre a disciplina de Ensino Religioso para a Educação Básica e suas implicações na formação integral do cidadão. Toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2004) e a abordagem estrutural de Abric (2001), ou Teoria do Núcleo Central, para a coleta e análise dos dados. Participaram da pesquisa 40 alunas matriculados nos últimos períodos do Curso de Pedagogia. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas; a TALP, Técnica de Associação Livre de palavras. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais de Moscovici e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), contou também com os softwares, EVOC e Iramuteq. Os resultados mostram que o núcleo central das representações sociais, das licenciandas em Pedagogia, sobre a disciplina de Ensino Religioso para a Educação Básica, está representado pelas evocações “Respeito”, “Conhecimento”, “Liberdade”, “Fé-Deus” e “Necessário”. Essas evocações, no contexto em que aparecem as justificativas atribuídas a elas, evidenciam que para esse grupo o Ensino Religioso ainda não é bem compreendido como disciplina que contribui para a formação integral do aluno. Ao mesmo tempo em que afirmam ser o Ensino Religioso um meio importante para uma formação que busca o respeito pelo outro, a partir do conhecimento, mostram também a fragilidade desse conhecimento ao atribuir os seus conteúdos numa perceptiva íntima que tem a ver com as escolhas de cada um e com o respeito às opções dos outros, quando incluem a expressão “Fé-Deus”. Com isso, a pesquisa sugere que ações formativas possam ser intensificadas, não só no âmbito da graduação, mas também nas escolas como processos de formação e desenvolvimento profissional docente. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
dc.title | A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCENTES DE PEDAGOGIA DE UMA IES. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 17 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO_TASSIA BEATRIZ MACHADO ALVIM.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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