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dc.contributor.authorSant'ana, Andreia Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:46:49Z-
dc.date.available2024-09-04T13:46:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2762-
dc.description.abstractAs dificuldades acerca do ensino da escrita e leitura no Brasil estão entre os maiores desafios da educação. Nesse contexto, tem-se em destaque a importância da Educação Infantil no desenvolvimento da linguagem escrita por meio da organização didática intencional. Esta investigação científica vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE. Objetiva compreender o desenvolvimento da linguagem escrita a partir de perspectivas docentes, em turmas de 4 e 5 anos, nos CEMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) e Escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Uberaba, que atendem a Educação Infantil. Tem-se como objeto de estudo o desenvolvimento da linguagem escrita no contexto da Educação Infantil, em turmas de 4 e 5 anos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), na qual foram utilizadas as pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica tomou como referência autores como: Vigotski (1993, 1997, 2000, 2001), Leontiev (1978, 1983), Luria (1998) Bozhovich (1987) e Elkonin (1998) e autores e pesquisadores brasileiros atuais do desenvolvimento da linguagem escrita, tais como: Girotto (2016, 2018), Mello (1999, 2015) e Arena (2010, 2019). A pesquisa documental foi feita considerando o marco legal da Educação Infantil: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) - (Material utilizado como Matriz Curricular por CEMEIS e Escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberaba que atendem a Educação Infantil) e Política Nacional de Alfabetização (PNA) (Curso ABC – Alfabetização Baseada na Ciência). Utilizou-se fichas de anotações e resumos como instrumentos de coleta dos dados bibliográficos. Na pesquisa de campo contou-se com um questionário no formato Google forms, contendo questões abertas e fechadas. A amostra foi composta por 69 professores(as) que atuam em turmas de 4 e 5 anos nos CEMEIS e nas escolas que atendem a Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, os quais responderam ao questionário, equivalente a 20,8% do total do corpo docente do referido segmento no ano de 2022. Realizou-se a triangulação dos dados obtidos a partir da investigação bibliográfica, documental e de campo. Por meio da análise dos dados foi possível compreender que o desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil acontece por meio de situações reais no dia-a-dia escolar em que a criança vai percebendo o significado do uso social da escrita e atribuindo sentidos a essas vivências. Concluímos que a organização didática do professor, devidamente planejada e mediada, cria condições que possibilitam o desenvolvimento da linguagem escrita, de modo que a criança vai percebendo a funcionalidade da linguagem escrita e desenvolvendo autonomia e interesse para se apropriar culturalmente desse conhecimento. Tais resultados trazem contribuições para o aprimoramento da organização didática para o desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil, proporcionando aos professores e gestores refletirem sobre suas práticas pedagógicas em turmas de 4 e 5 anos. Ademais, os resultados poderão contribuir com reflexões e subsídios para futuras formações de professores da rede Municipal de Ensino de Uberaba.pt_BR
dc.subjectLinguagem Escritapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PERSPECTIVAS DOCENTESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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