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dc.contributor.authorRoque, Rondinelli Cruz-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:51:12Z-
dc.date.available2024-09-04T13:51:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2763-
dc.description.abstractConsiderando a importância da apropriação de conceitos matemáticos para o desenvolvimento do sujeito, esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como objeto o ensino de matemática no segundo segmento da EJA, a partir da perspectiva e práticas dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, no município de Maraú-BA. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem e aos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em instrução, Desenvolvimento e Educação – GEPIDE. Considera-se que o estudo sobre o ensino de matemática na EJA poderá contribuir para a compreensão de como este processo tem sido efetivado na realidade escolar, apontando caminhos para práticas pedagógicas que promovam a apropriação dos conceitos matemáticos e o desenvolvimento dos sujeitos aluno e professor. Objetiva-se identificar e compreender de que forma o ensino de matemática tem se constituído na EJA, sob que perspectivas e práticas pedagógicas na visão dos professores que atuam nesse segmento. Trata se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Tem como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vygotski (1981, 1991, 1996, 1998, 2007, 2008, 2009) Leontiev (1978, 2004), Davidov (1982, 1988), Luria (1991), Saviani (1994, 2005), González Rey (2003, 2006, 2008) e de autores que se utilizam da Teoria Histórico-Cultural no ensino de matemática. Na pesquisa documental são analisadas as leis e diretrizes que regem a EJA. Entre os documentos examinados estão a constituição Federal (CF) de 1988, a lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e informações pertinentes ao tema EJA. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: ficha de resumo para o levantamento bibliográfico e documental e a entrevista semiestruturada para a pesquisa de campo. Os dados foram analisados a partir da proposta metodológica dos núcleos de significação, de Aguiar e Ozella (2006, 2013).O estudo contribuiu para compreender de que forma, com qual intencionalidade e com quais propósitos o ensino de matemática tem sido planejado e efetivado no contexto da EJA. Seus resultados poderão auxiliar discussões, reflexões e tomada de decisões com relação à formação e ao desenvolvimento profissional e docente voltados para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos. Desta forma, ao tomarem conhecimento da necessidade de repensarem a organização do ensino aprendizagem de matemática no segmento em que atuam, poderão contribuir com outras possibilidades para o ensino de Jovens e Adultos, considerando as singularidades desses alunos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com diálogos e reflexões acerca do ensino de matemática na EJA, da formação dos professores e da EJA enquanto espaço formativo singular de aprendizagem e desenvolvimento humano.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SEGUNDO SEGMENTO DA EJA: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM MARAÚ-BApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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