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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Neirimar de Castilho-
dc.date.accessioned2024-09-20T17:36:41Z-
dc.date.available2024-09-20T17:36:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2775-
dc.description.abstractEm 1947, o governo federal autorizou o funcionamento da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e iniciou um novo ciclo do ensino superior não apenas na cidade mineira de Uberaba, mas na extensa zona territorial conhecida como “Brasil Central” – que compreendia todo Estado de Goiás, a maior parte do Estado do Mato Grosso, todo oeste de São Paulo e todo o Triângulo Mineiro – e que não contava com nenhum estabelecimento de ensino odontológico. As particularidades do contexto da saúde bucal da época, protagonizadas pela figura do inesquecível “prático”, que atendia precariamente e de forma itinerante a população urbana e rural da cidade, revelavam a importância de um curso dessa natureza na vida de uma cidade do porte de Uberaba. Assim, o funcionamento dessa faculdade marca, desde o ano da autorização do curso de Odontologia, em 1947, até 1950, ano do reconhecimento dele, o interesse de pesquisadores acadêmicos e historiadores tradicionais. Também é o período foco deste trabalho, que se situa no campo da Educação, na subárea da História da Educação, especificamente relacionada à História das Instituições Educacionais. Trata-se de um estudo inserido na Linha de Pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade de Uberaba – Uniube. O objetivo foi examinar o contexto regional e as articulações em torno da criação e implantação da faculdade, as características de sua evolução, os saberes compartilhados, o perfil do corpo docente e discente da instituição no referido período, além da infraestrutura que possibilitou o oferecimento do curso de Odontologia, em acordo com as políticas educacionais do ensino superior da época e o cenário educacional do ensino superior local. Este trabalho foi desenvolvido com base nas principais referências teórico metodológicas da pesquisa historiográfica sobre instituições escolares, a partir de Magalhães (2004), Nosella & Buffa (2009), que destacam as principais categorias de análises na pesquisa historiográfica, permitindo, assim, traçar, sob o olhar científico, o pioneirismo do ensino superior na cidade de Uberaba, as motivações que levaram ao empreendimento de criação e a forma como funcionou o curso de Odontologia, fundado pelo professor Mário Palmério, um dos consagrados escritores brasileiros. Para efetivação da investigação foi identificado o perfil do profissional formado na Faculdade de Odontologia, sua origem social e suas organizações, por meio do exame de atas, livros de matrícula, fotografias e histórico escolar. Conclui-se que, por meio da investigação das motivações para a oferta de um curso superior de Odontologia na cidade de Uberaba, é possível compreender a função dessa importante instituição de ensino no contexto social e educacional da época. Dessa forma, entende-se que a historiografia da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro constitui-se no primeiro passo para uma possível interpretação da história da Uniube, organização reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação em 1988, cujo marco de origem foi a criação da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, em 1947.pt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectInstituições Escolarespt_BR
dc.titlePIONEIRISMO NO ENSINO SUPERIOR EM UBERABA: A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (1947-1950)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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