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Título: DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADESDE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE FRUTAL-MG
Autor(es): Garcia, Patricia Mara Almeida
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Necessidades formativas
Educação Básica
Data do documento: 2019
Resumo: A formação continuada configura-se como um significante desafio teórico-prático da docência quando se coloca em questão a qualidade da educação pública, a profissionalização e o desenvolvimento do professor.Assim, o presente trabalho tem o objetivo de divulgar resultados de uma pesquisa que tomou como objeto de estudo as necessidades formativas de professores atuantes na Educação Fundamental I, da rede Municipal de Ensino da cidade de Frutal - Minas Gerais. Elegeu-se como referencial metodológico:a pesquisa documental das legislações educacionais, sendo elas nacional, estadual e municipal, por meio de uma ficha para registro de informações de documentos; a pesquisa bibliográfica de autores que enfocam essa temática como dos autores Abrucio (2016), André (2015), Marcelo Garcia (1999), Gatti (2016), Libâneo (2013),, sendo usada uma ficha para resumo dos conteúdos pesquisados e também a pesquisa de campo, na qual foi utilizado um questionário. Considerando que no município existem 131 professores atuando nesse nível de ensino, a amostra foi composta por 40 professores, os quais são os regentes das turmas regulares de ensino, o que perfaz 30% da população. A pesquisa de campo foi realizada e organizada em seis escolas: em duas, durante os módulos de estudos que acontecem quinzenalmente, nos quais há a participação dos professores e nas outras quatro escolas, foi realizada durante o período escolar. O corpus de dados provenientes dos questionários, teve suas respostas tabuladas e organizadas em planilhas e tabelas no Microsoft Excel e processados estatisticamente. A análise dos dados foi realizada considerando a inter relação das políticas, osestudos bibliográficos e a realidade da formação continuada vivenciada pelos professores. Comos resultadosobservou-se as necessidades de formação continuada dos pesquisados quanto às metodologias de ensino, tais como a aprendizagem cooperativa, trabalho por projeto, aprendizagem baseada em problemas; às relações interpessoais e o clima da sala de aula, à compreensão e uso das tecnologias digitais como recursos didático-pedagógico. Os pesquisados demonstram algumas necessidades como falta de oferta para “todos” professores. Esse fato ocorreu em relação aos cursos que envolvem assuntos de inclusão e diversidade que, de acordo com relatos, são ofertados apenas aos professores que trabalham mais diretamente com o aluno especial; o professor atuante do ensino regular sente a necessidade de estar sendo preparado para lidar com esse público. Foi possível constatar a oferta de formação continuidade pela Secretaria de Municipal de Educação, mas, quando acontece, não é considerada a necessidade real do professorado. A formação continuada em serviço, nas escolas pesquisadas, acontece também por meio de módulos de estudo quinzenais de maneira obrigatória, mas nem sempre prazerosa. Pelos resultados analisados na pesquisa, este momento formativo não atende às reais necessidades dos professores. Nesse sentido, as necessidades formativas dos professores não estão sendo supridas devido às lacunas formativas, e que há urgência e reformas a serem executadas, considerando que a carreira do magistério ainda é banalizada neste país e tratada com descaso e desinteresse pela sociedade e pelas instâncias públicas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2779
Aparece nas coleções:TURMA 14

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