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Título: OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2013 a 2018
Autor(es): Brigadão, Esder Limírio
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem
Educação Básica
Tecnologias Digitais
Ensino de Matemática
Data do documento: 2019
Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e no Projeto de Pesquisa, “Conteúdos algébricos no ensino médio: discussões e propostas na perspectiva da teoria histórico cultural”, aprovado pela FAPEMIG, conforme Edital Nº 001/2017 - Demanda Universal. As tecnologias e os ambientes virtuais fazem parte do dia a dia dos nossos alunos e há um esforço para que sejam incorporados às práticas pedagógicas. No ensino de matemática, há essa preocupação presente desde as últimas décadas do século passado, com a busca pela inovação das práticas dos docentes que atuam na educação básica, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Porém, no que se refere ao uso das tecnologias, ainda, prevalece uma visão que coloca as tecnologias no centro, esvaziadas de sentido pedagógico e cultural. Em relação ao ensino da Matemática, convive se com resultados negativos que têm sido alcançados por estudantes brasileiros em avaliações externas e internas, tais como ENEM, PISA, SAEB e Simave, o que justifica investir em pesquisas e práticas mais eficazes para o seu ensino-aprendizagem. No contexto das inovações tecnológicas surgem, desde o início do século XXI, os chamados Objetos de Aprendizagem - OA, recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis desenvolvidos para fins educacionais, disponíveis em repositórios nacionais e internacionais. A pesquisa, visando a criação e a aplicação de tais objetos, também se faz presente em Programas de Pós-Graduação no campo educacional. Nesse contexto, esta pesquisa do tipo “Estado do Conhecimento” tem o objetivo de mapear os trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) que tratam o processo ensino-aprendizagem da Matemática com o uso de Objetos de Aprendizagem, no período de 2013 a 2018, identificando possibilidades e desafios para o seu uso. O levantamento dos dados foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no recorte temporal de 2013 a 2018. O estudo fundamentou-se teoricamente em Freire (1987), Vigotiky (2001) para a concepção de educação e de ensino-aprendizagem; em Peixoto (2011, 2015, 2016), Lévy (1998), Kenski (2007), Borba (2016), e Sá Filho (2003 e 2006), Peixoto, Echalar e Carvalho (2015), para discutir sobre tecnologias digitais na educação; e, em Wiley (2000), Audino (2012), Assis (2005), para tratar sobre os Objetos de Aprendizagem. Foram selecionados 17 trabalhos que correspondiam aos objetivos da pesquisa. Dentre os resultados, pode-se afirmar que esses trabalhos estão sendo realizados, em sua maioria, em mestrados profissionais, com o objetivo de criar e/ou aplicar Objetos de Aprendizagem, ligados a temas de álgebra e geometria, mais voltados para o ensino médio do que para o ensino fundamental. Dentre as possibilidades, constatou-se que os OA e a organização didática correspondente contribuíram para a aprendizagem dos alunos, na medida em que criaram necessidades para o envolvimento deles, transformou-os em sujeito do processo, permitiu o desenvolvimento de capacidades psíquicas superiores. Também contribuíram para uma prática pedagógica mais dinâmica, que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o trabalho coletivo e, principalmente, a investigação. Além disso, os OA, no contexto de uma organização adequada do ensino, contribuíram para a apropriação de conhecimentos matemáticos e a atribuição de significados a eles. Em relação aos desafios, identificou-se a necessidade de que os OA e as organizações didáticas passem por aperfeiçoamento e complementação; como, também, o desafio da organização de uma prática pedagógica que dê sentido para a atividade, lembrando que essa é uma tarefa complexa, pois envolve o professor, os alunos, os conteúdos e os artefatos mediadores, situados num contexto histórico e cultural.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2780
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