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dc.contributor.authorSantana, Monaliza Angélica-
dc.date.accessioned2024-09-23T17:48:08Z-
dc.date.available2024-09-23T17:48:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2781-
dc.description.abstractA Educação Superior, nas décadas 10 e 20 do século XXI, tem sido amplamente discutida, principalmente, quanto a uma formação pedagógica sistematizada e institucionalizada do professor. A maioria chega à docência sem ter recebido uma formação para o desempenho dessa prática. Diante desse contexto, este estudo propõe investigar o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior, compreendendo-o como um processo muito mais abrangente e integrador do que a formação inicial e contínua. Para isso, toma-se como base para orientação teórica os princípios de formação de Marcelo Garcia (1999). Parte da hipótese de que as representações sociais dos professores do UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas, sobre o desenvolvimento profissional docente, a partir dos princípios de formação de professores destacados por Marcelo Garcia (1999), evidenciam as necessidades formativas desses professores. A orientação teórico-metodológica foi realizada a partir da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e da abordagem estrutural ou Teoria do Núcleo Central de Abric (2001). O locus da pesquisa compreendeu os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Direito, Psicologia e Engenharia Civil do UNIPAM. Os participantes foram 62 docentes desses cursos. A opção por esses cursos foi devido possuírem o maior número de docentes; o que justifica o recorte realizado. Apresenta como objetivo geral compreender as representações sociais dos professores do UNIPAM – sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente, a partir dos sete princípios de formação de professores, destacados por Marcelo Garcia (1999), que são: processo contínuo, integração curricular, desenvolvimento organizacional, formação pedagógica, integração teoria e prática, congruência formação/prática profissional, e individualização. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Para as análises, além da Teoria das Representações Sociais, utilizou-se também a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os Softwareses EVOC e Iramuteq, que permitiu uma melhor compreensão das questões abertas do questionário e do conteúdo do grupo focal, considerado neste estudo como momento formativo. Quanto aos resultados, as análises permitem inferir que os participantes desta pesquisa, de modo geral, têm construído representações sociais sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente ancoradas e subjetivadas em elementos positivos, de acordo com os princípios de Marcelo Garcia (1999). São representações que, embora mostram dificuldades/fragilidades, evidenciam também uma compreensão de que a formação e desenvolvimento profissional, em que estão inseridos, apresentam um caráter contínuo, em constante aperfeiçoamento que traz conhecimento para o bom desempenho profissional e satisfação na realização da profissão, gerando competência, que é um elemento potencializador quando se investe na formação. E nesta perspectiva, podem influenciar positivamente a formação desses docentes. Estas representações foram constatadas no momento formativo do grupo focal, em que, os participantes perfilharam as fragilidades/dificuldades ainda presentes na formação, e, em razão disso demonstraram compreensão da importância de um processo contínuo de desenvolvimento profissional docente. E, para isso discutiram e refletiram sobre as necessidades e ações formativas diante dos princípios de formação de Marcelo Garcia (1999).pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectMomento formativopt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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