Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palmério, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T16:50:46Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T16:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2857 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Semana de Seminários, uma experiência instituída e que vem sendo posta em prática desde 1997 na Universidade de Uberaba. Para tanto, temos a questão geradora: A Semana de Seminários quebra a rotina das atividades acadêmicas tradicionais da Universidade de Uberaba, buscando mudanças na formação dos alunos, motivando a busca da autonomia na ação de estudar e pesquisar, construindo relações entre os participantes: convidados, professores, alunos, técnico-administrativos e outras instituições? Desta questão, derivam-se: qual concepção de Semana de Seminários está sendo construída? Qual é a resposta refletida na freqüência, no grau de satisfação, e na participação de todos os envolvidos? Qual a postura dos alunos, professores e funcionários perante esse evento? Como alunos, professores e funcionários reagem aos desafios, ao inusitado, ao diferente e, principalmente, qual o seu grau de comprometimento? O caminho metodológico assumido está baseado em fundamentos, principalmente da pesquisa qualitativa, utilizando, quando necessário, elementos da pesquisa quantitativa. São utilizadas várias técnicas e instrumentos de coleta de dados que permitem a qualificação dos mesmos. A partir dos dados levantados, podemos observar que, para a grande maioria dos docentes, dos alunos e dos funcionários técnico-administrativos e também das outras pessoas convidadas para cada evento, a Semana de Seminários traz resultados positivos, na medida em que possibilita intercâmbio de experiências, situa-se como espaço de convivência, de socialização e outras vivências que oportunizam enriquecimento pessoal e profissional. A análise dos dados permite afirmar que a Semana de Seminários é uma quebra na rotina acadêmica. Além disso contribui para mudanças na formação dos alunos, motivando a busca da autonomia na ação de estudar e pesquisar, e viabiliza a construção de relações entre os participantes, convidados, professores, alunos, técnico-administrativos e outras Instituições. | pt_BR |
dc.subject | seminários | pt_BR |
dc.subject | quebra de rotina | pt_BR |
dc.subject | professores | pt_BR |
dc.subject | alunos | pt_BR |
dc.subject | semana de seminários | pt_BR |
dc.title | A SEMANA DE SEMINÁRIOS NA UNIVERSIDADE DE UBERABA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCELO PALMERIO COMPLETO.pdf | 889,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.