Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2866
Título: PRODUÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: reflexões e descoberta
Autor(es): BORGES, RENATA MARIA DE ALMEIDA E
Palavras-chave: Ensino a distância
Material didático
Pesquisa ação
Comunicação
Data do documento: 2003
Resumo: Este texto de dissertação é produto de uma pesquisa intitulada “Produção de material impresso para EAD: reflexões e descobertas”, que teve como objetivo investigar questões teórico-práticas relativas aos dilemas, avanços e limitações do processo de produção de material impresso para o curso a distância de Cafeicultura Irrigada, da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Essa pesquisa foi desenvolvida utilizando pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, a fim de compreender três dimensões distintas, embora interdependentes: os aspectos referentes à produção do material didático para cursos a distância; as possibilidades comunicacionais e interativas do texto impresso e o processo de formação coletiva dos docentes envolvidos na construção do material didático para a EAD. Para tanto organizamos os dados coletados, apenas para efeito de análise, em assuntos polêmicos, características do processo de produção do material didático, temas pontuais e dilemas práticos encontrados no cotidiano da equipe responsável pela elaboração do material didático para o curso em questão. Mediante a pesquisa constatamos que: um material didático para EAD deve atender a duas dimensões igualmente importantes - a visual e a discursional; o texto impresso, por mais bem escrito que seja, não consegue abarcar todas as tarefas de um docente; o papel docente torna-se imprescindível em três âmbitos da EAD: na elaboração do material didático, no planejamento do desenho instrucional do curso e no processo de acompanhamento aos alunos; segundo os fundamentos do conceito de distância transacional, a distância geográfica perde o sentido perante os impactos da distância comunicacional que revela-se na relação professor-aluno-conhecimento-metodologia; quanto menos interativa for a mídia que viabiliza o curso, mais estratégias de fomento ao diálogo e à interação devem ser implementadas; torna-se imprescindível o trabalho coletivo de uma equipe multidisciplinar na elaboração de material didático para EAD.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2866
Aparece nas coleções:TURMA 1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA MARIA DE ALMEIDA E BORGES COMPLETO.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.