Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2876
Título: O POTENCIAL TERAPÊUTICO DA MÚSICA NA ONCOLOGIA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Autor(es): Silva Freitas de Adriane, Ribeiro Felix Fernando Matheus Teixeira Macedo Caroline Geovana, Goulart Silvano Ceise Ivy
Palavras-chave: musicoterapia; oncologia; qualidade de vida.
Data do documento: 6-Nov-2024
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar qual é o potencial terapêutico da música no tratamento de pacientes oncológicos, focando principalmente em seus efeitos emocionais, psicológicos e físicos. Foi utilizada como metodologia pesquisa a revisão narrativa da literatura, onde foram selecionadas 14 publicações relevantes para compor o estudo. Os resultados indicam que a música pode reduzir significativamente os níveis de ansiedade, estresse e depressão, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviando a dor e proporcionando conforto emocional. A musicoterapia também fortalece os laços familiares, promovendo um ambiente hospitalar mais acolhedor. A variabilidade na resposta dos pacientes sugere a importância da personalização das intervenções musicais. Como principal conclusão, pode perceber que há um potencial de melhoria após a inclusão da musicoterapia nos protocolos oncológicos, as evidências demonstram que podem haver benefícios e melhoria no bem-estar dos pacientes e também de seus familiares, configurando assim uma intervenção complementar valiosa.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2876
Aparece nas coleções:2024-2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ivy adriane e geovana musica e oncologia pediatrica.docx47,7 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.