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dc.contributor.authorDA SILVA, CARMELIANA PACHECO-
dc.date.accessioned2024-12-03T14:52:22Z-
dc.date.available2024-12-03T14:52:22Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2882-
dc.description.abstractA Educação Financeira (EF) é um processo que envolve o desenvolvimento de conhecimentos e comportamentos relacionados à gestão dos recursos financeiros. Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, na linha de pesquisa: Práticas Docentes para a Educação Básica, propôs analisar o processo de apropriação do conhecimento sobre Educação Financeira dos alunos do 2º período do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual João Ferreira de Oliveira, em Poté/MG. A abordagem da pesquisa configura-se como qualitativa, na modalidade pesquisa de campo. Realizou-se um estudo bibliográfico e documental sobre a temática da pesquisa: Educação de Jovens e Adultos –Arroyo (2005, 2006, 2007, 2008), Educação Financeira – Maciel; Kistemann Júnior; Giordano (2024) e Resolução de Problemas – Allevato; Onuchic (2021), entre outros pesquisadores que estão descritos ao longo do texto. A produção de dados ocorreu por meio de quatro Contextos de Investigação que abordaram as seguintes temáticas: Noção a priori sobre a Educação Financeira e endividamento financeiro; Planejamento financeiro; Tecnologias digitais e o gerenciamento financeiro; e Os tributos na vida cotidiana. Para elaboração e execução das tarefas, consideramos a “Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas”, utilizamos diferentes recursos presentes no cotidiano dos jovens e adultos, tais como: panfletos de supermercado, faturas (serviços de fornecimento de água, energia elétrica, internet, cartões de crédito), boletos de lojas, notas fiscais, planilhas orçamentárias, aplicativos de planejamento financeiro, dentre outros. A análise dos dados concretizou-se com base na triangulação dos dados e métodos de investigação, combinando observação durante a realização das tarefas, diálogos nas rodas de conversas, embasados no referencial teórico constituído. Com esta pesquisa, foi possível constatar que uma abordagem de Educação Financeira que leva em consideração um olhar crítico para o consumo e seus respectivos tributos é fundamental para promover a autonomia, a responsabilidade e a sustentabilidade econômica dos indivíduos O produto final é apresentado na forma de um e-book intitulado: A Educação Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos por meio da Resolução de Problemas, o qual contém uma abordagem teórica sobre EF e a proposição das tarefas desenvolvidas com os alunos. Intenta-se contribuir para a formação de professores interessados em trabalhar a temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipSEE/MGpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEducação Fiscalpt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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