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Título: | SOLUÇÃO OU PROBLEMA? UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NAS TURMAS DE EJA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG |
Autor(es): | RODRIGUES, BRUNO LEONARDO PEREIRA DA SILVA |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Novo Ensino Médio Políticas Públicas Currículo Referência Minas Gerais |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A proposta de reformulação do Ensino Médio no Brasil, vem sendo discutida pelos governantes e sociedade e reconstruída ao longo dos anos. Conforme apontado por estudiosos, os principais motivos para uma reformulação, seria o baixo desempenho dos alunos no aprendizado e nas avaliações externas; o alto índice de evasão escolar nessa etapa de ensino; a falta de preparação para o mercado de trabalho; a desconexão com a realidade estudantil e a fragmentação curricular. Diante desse cenário e após muita discussão, no ano de 2022 iniciou a implementação de forma gradual do currículo do Novo Ensino Médio trazendo mudanças para tentar solucionar as principais motivações citadas acima. Tais mudanças ocorreram na modalidade de Ensino Regular e também nas turmas de Educação de Jovens e Adultos de nível médio. Nesse sentido, a implementação dos novos currículos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos já aconteceu em sua totalidade, visto que as turmas são semestrais. A presente pesquisa teve como objetivo principal verificar como foi realizada a implementação do Novo Ensino Médio nas turmas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais da cidade de Uberlândia-MG e quais foram os impactos positivos e negativos dessa política pública nas turmas de Educação de Jovens e Adultos nessa escola. A metodologia abordada na pesquisa foi a qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, e análise documental das documentações referentes à: aprovação; evasão; repetência; planos de curso e conselhos de classe dos períodos de 2018 a 2023, sendo o período de 02 anos antes da pandemia de COVID-19 (2018/2019 – Currículo antigo e ensino presencial), 02 anos da pandemia (2020/2021 – Currículo antigo e ensino à distância) e 02 anos pós pandemia (2022/2023 – Currículo novo e ensino presencial) a parte bibliográfica e metodológica levantamos as questões que envolvem as políticas públicas educacionais, formação de professores, história da educação, legislações e resoluções sobre a transição do Ensino Médio, bem como as leis e planos curriculares usados no Estado de Minas Gerais. Também a aplicação de questionários aos profissionais atuantes na Educação de Jovens e Adultos e aos estudantes que acompanharam essa transição de mudança de currículo. Os resultados dessa pesquisa, mostraram os índices alcançados dentro dessa transição, na aprendizagem, quanto nos de evasão, aprovação e repetência. Também mostraram quais foram os principais desafios enfrentados, as vitórias alcançadas e o que ainda precisa ser melhorado. Com isso, foi elaborado um guia como produto educacional, visando apresentar as plataformas de pesquisa e acesso de planos de cursos, documentações vigentes, formações, vídeo aulas e apostilas com planos de aula para a rede estadual. O material em questão está disponível nos sites da SEE-MG e pode ser acessado para consulta. Esse guia será disponibilizado para os profissionais da escola e enviado a SRE-Uberlândia, com objetivo de divulgar as ações pedagógicas propostas pela SEE MG. O objetivo é trazer de forma prática, um guia para acesso fácil de todas essas documentações. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2892 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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