Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2893
Título: VELHOS PROBLEMAS E NOVOS PARADIGMAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA PELO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MONTES CLAROS/MG
Autor(es): SILVA, CLÉBER OLIVEIRA
Palavras-chave: Formação Continuada de professores
Núcleo de Tecnologia Educacional
Pensamento Complexo
Data do documento: 2024
Resumo: A pesquisa desenvolvida investiga impactos da formação continuada, ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Montes Claros (NTE 7) entre os anos de 2018 e 2022, nas escolas públicas que compõem a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE/Moc). O estudo se vincula ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) em sede de seu Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha Educação Básica: fundamentos e planejamento da Universidade de Uberaba e tem como objetivo enunciar uma proposta de curso amparada por paradigma educacional que, ao mesmo tempo, favoreça o professor se tornar sujeito da própria formação e contribua com a integração da tecnologia no processo de ensino- aprendizagem. Para isso, recorrerá à revisão bibliográfica que terá como referência Imbernón (2010), Morin (2000, 2003, 2007), Moraes (1993, 1997, 2012), Valente (2005) e Behrens (2000, 2014), dentre outros. A pesquisa também é documental, pois examinará as leis educacionais e documentos produzidos no âmbito do NTE, tais como: apostilas, tutoriais, slides criados para dar suporte às aulas, planos de curso, planos de aula e outros materiais a serem revelados pela pesquisa em curso. Além disso, autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição também utilizará um formulário Google para reunir dados. O seu intuito é cooperar com a ampliação de pesquisas sobre a formação continuada organizada e executada no âmbito do NTE para a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível desenvolver um segundo produto, além deste relatório, no formato de uma oficina formativa a ser orientada pelo e-book intitulado “As Tecnologias na Perspectiva da Complexidade – Uma proposta de formação continuada para professores e especialistas da Educação Básica”, a ser desenvolvidas com professores da educação básica, em especial os vinculados à SRE/Moc.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2893
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cléber Oliveira.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.