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Título: | A DINÂMICA DE ATENDIMENTO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE UBERLÂNDIA: DA PANDEMIA DE COVID-19 ATÉ OS DIAS ATUAIS |
Autor(es): | MACEDO, CRISTINA DEFENSOR |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Núcleo de Tecnologia Educacional Dinâmica de Atendimento |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta como objeto de pesquisa a dinâmica de atendimento do NTE Uberlândia adotada no início da pandemia de Covid-19, deflagrada em março de 2020, até os dias atuais. O trabalho foi desenvolvido para o Mestrado Profissional de Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE - na linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica e com o apoio da SEE/MG, no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro - Educadores, nos termos da Resolução SEE Nº 4.707, de 17 de fevereiro de 2022. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar a dinâmica de atendimento disposta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Uberlândia quando da implementação das ferramentas digitais oficiais instituídas no Regime de Atividades Não Presenciais (REANP) pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de Minas Gerais, como arcabouço digital para o processo de ensino-aprendizagem na educação pública estadual durante o período da pandemia de Covid 19, e como a definição de uma dinâmica a ser seguida melhorou a eficiência na execução dos trabalhos de TI realizados junto aos profissionais da educação. O método de pesquisa foi a de abordagem mista, sob a perspectiva do método dialético, considerando uma análise qualitativa e um levantamento de dados quantitativos para que, juntos, evidenciem maior robustez à pesquisa, uma vez que nos métodos mistos há uma pluralidade de paradigmas filosóficos, teóricos, além de técnicas de coleta e análise de dados, que refletem compreensões personalizadas e mais evidências para o estudo de um problema de pesquisa acerca do objeto referenciado. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, bem como através de dados quantitativos fornecidos pela SEEMG e NTE/SRE Uberlândia. O referencial teórico abarcou grandes filósofos como Platão, Sócrates, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel, o brasileiro Álvaro Vieira Pinto, os pensadores Reale & Antiseri, os educadores Paulo Freire, Saviani, a especialista em tecnologias educacionais Kenski, a referência em Filosofia da Tecnologia Andrew Feenberg, entre outros, além de leis, decretos e demais documentos oficiais acerca do tema proposto. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que a adoção de uma dinâmica de atendimento personalizada e robusta para a realização dos trabalhos de TI de natureza técnica e pedagógica promovida pelo NTE Uberlândia logrou de forma exitosa o aprendizado dos profissionais da educação no manuseio das ferramentas digitais implementadas no REANP pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A partir da implementação dessa forma de trabalho, o NTE Uberlândia elaborou como produto educacional o e-book: “Guia de boas práticas de atendimento aos profissionais da educação: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2894 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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