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Título: | GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | OLIVEIRA, DANIELA GOMES DE |
Palavras-chave: | Escrita Gêneros textuais Interdisciplinaridade BNCC Ensino Médio |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A discussão sobre o ato de escrever se faz necessária, uma vez que essa é uma dificuldade que se inicia na escola desde o processo de alfabetização, perpassando o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio, no cerne das diversas disciplinas do currículo. O espaço escolar é o ambiente em que devem ser criadas as condições didáticas para a produção escrita, possibilitando que o aluno tenha contato com a diversidade textual presente na sociedade, e combatidas as deficiências em relação às competências e habilidades escritas dos alunos. Nessa perspectiva, o presente estudo se vincula ao Mestrado do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica e se articula à linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como os gêneros textuais podem contribuir para o aprimoramento do processo de escrita, bem como elaborar um produto didático-pedagógico a partir da base teórico-conceitual para o ensino-aprendizagem e utilização de gêneros textuais, a fim de colaborar para o fomento do trabalho docente interdisciplinar envolvendo a produção escrita no Ensino Médio. Constituem-se as seguintes questões norteadoras: Como os gêneros textuais podem auxiliar no aprimoramento do processo de escrita no Ensino Médio? Quais orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio podem subsidiar o trabalho com os gêneros e atividades de escrita nas diferentes áreas do conhecimento? E qual o potencial desses gêneros para o trabalho que envolva a produção escrita de forma interdisciplinar, com vistas a atender as diretrizes da BNCC? Para tanto, adotou-se como caminho metodológico a revisão bibliográfica, com análise de teses, dissertações, artigos científicos, livros, alicerçada nos principais autores a respeito da temática, como Koch (2009), Koch e Elias (2016, 2022), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Rojo (2012), Schneuwly e Dolz (1999), entre outros. Além disso, foram apresentados o estudo bibliográfico e a pesquisa e análise documental de informações obtidas na BNCC (Brasil, 2018) e em segundo plano de outros documentos parametrizadores relacionados ao Ensino Médio, como o Currículo Referência de Minas e o Caderno Pedagógico Itinerário Formativo. Essa abordagem foi conduzida sob uma perspectiva qualitativa. Como resultado ficou constatado que os gêneros textuais atuam no desenvolvimento de capacidades cognitivas relativas à linguagem, relacionadas à sua compreensão e produção; que a BNCC contempla o processo de escrita, destacando aspectos como a argumentação em todas as áreas, o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação e a valorização da interdisciplinaridade; também o letramento científico, ao enfatizar habilidades e competências relativas à pesquisa e fazer científico no Ensino Médio. A partir dos resultados da pesquisa, elaborou-se um produto educacional que se constituiu em um guia didático contendo um projeto de intervenção interdisciplinar que busca colaborar para o aperfeiçoamento da escrita no Ensino Médio e, por conseguinte, aliar a prática dos letramentos: ler e escrever, digital e científico, a partir da compreensão e produção de dois gêneros textuais científicos: o Projeto de Pesquisa e o Texto de Divulgação Científica (veiculado pelo Fôlder de Divulgação Cientifica). |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2895 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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