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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2897
Título: | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA TRILOGIA URGENTE E NECESSÁRIA |
Autor(es): | CASTRO, DARLENI CATARINA BARBOSA LIMA RIBEIRO DE |
Palavras-chave: | Inclusão Práticas pedagógicas Professor Tecnologias digitais Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Vencer os desafios impostos à educação no Brasil, pensando na escola como espaço de inclusão social e digital, no papel do professor e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos disponíveis, são o objeto desta dissertação. Este cenário trouxe para o presente projeto de pesquisa o tema: Tecnologias assistivas, inclusão e práticas pedagógicas: uma trilogia urgente e necessária. Posto isso, o estudo apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE, linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento, teve por objetivo analisar como as tecnologias assistivas poderiam contribuir na atuação pedagógica inclusiva do educador, a fim de ajudar na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula regular. A metodologia empregada, de abordagem qualitativa, foi uma revisão de literatura integrativa, mediante pesquisa bibliográfica de dissertações, teses, artigos científicos e documentos públicos, em fontes nacionais, nos últimos cinco anos, tendo como base de dados a CAPES, Google Acadêmico, BDTD, SciELO e Portal do Governo Brasileiro – MEC e Legislação. Para a extração do material, além da pergunta norteadora, “como as tecnologias podem ajudar a incluir estudantes com deficiência na sala de aula regular?”, foram utilizadas as expressões de busca: professor, práticas pedagógicas, inclusão, tecnologias digitais e tecnologias digitais de informação e comunicação. A técnica de análise dos dados teve como base a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Autores como Bersch (2006, 2007, 2009, 2017), Galvão Filho (2009), Kenski (2003, 2013), Mantoan (2003, 2005), Moran (2003) e Sassaki (1997, 2003, 2007) auxiliaram quanto ao marco teórico (inclusão, tecnologia assistiva e práticas pedagógicas). Os resultados apontam a importância do diálogo contínuo sobre o uso das tecnologias assistivas nas práticas pedagógicas inclusivas, a qualificação e capacitação docente como algo determinante, a necessidade de modificações e adaptações no espaço escolar, a relevância da tecnologia na personalização do ensino e a valorização da percepção docente sobre o uso das tecnologias assistivas para a promoção da inclusão do estudante com deficiência na sala de aula regular, apesar do uso das tecnologias ainda ser pouco expressivo. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2897 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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