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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2905
Título: | A INTERDISCIPLINARIDADE E A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS |
Autor(es): | RIBEIRO, IZAIAS DE SOUSA |
Palavras-chave: | Reforma do Ensino Médio Interdisciplinaridade Ensino Médio Tempo Integral |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta pesquisa, com enfoque qualitativo, tem como tema a abordagem interdisciplinar no ensino dos Componentes Curriculares da área das Ciências Humanas e melhoria da qualidade do ensino para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio Tempo Integral- EMTI. A referida pesquisa é vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas e à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE. O objetivo geral é identificar, analisar e compreender experiências interdisciplinares de docentes, que atuam no 1º ano do EMTI de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, associadas às diretrizes do novo ensino médio e à melhoria da qualidade do ensino. Os objetivos específicos: a) verificar se os professores participantes da pesquisa foram formados para adotar abordagem interdisciplinar; b) especificar qual definição de interdisciplinaridade é adotada pelos docentes; c) elucidar se os professores consideram que a abordagem interdisciplinar favorece a aprendizagem dos alunos. d) identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores para implementar projetos interdisciplinares. Para tanto, contempla revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos docentes.A questão central, orientadora da pesquisa, foi assim definida: Quais são as experiências dos docentes do 1º ano do EMTI, vinculadas às diretrizes estabelecidas pelo novo ensino médio e à melhoria da qualidade do ensino, especialmente, no que se refere à interdisciplinaridade? As questões complementares: a prática interdisciplinar acontece na área do conhecimento Ciências Humanas e Sociais Aplicadas? Os professores do 1º ano do EMTI foram formados para adotar abordagem interdisciplinar? Qual a definição de interdisciplinaridade adotada pelos docentes? Os professores consideram que a abordagem interdisciplinar favorece a aprendizagem dos alunos? Os professores consideram que a abordagem interdisciplinar favorece a melhoria da qualidade do ensino? Quais as dificuldades enfrentadas pelos professores para implementarem projetos interdisciplinares? A pesquisa ancorou-se, especialmente, nas obras de autores como: Hilton Japiassu (2006) e Ivani Fazenda (1991), e adotou-se como método de análise dos dados a perspectiva da historicidade percorrida pelo ensino médio e a contradição identificada nas implementações das políticas públicas, assumindo o materialismo histórico dialético como método de análise. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a abordagem interdisciplinar não acontece na atuação dos profissionais que responderam ao questionário, devido à ausência de formação inicial sobre a interdisciplinaridade, a dificuldade de estrutura, organização, tempo e espaço, o que suscita reflexão sobre a formação inicial e continuada desses profissionais, como também a organização e o gerenciamento da gestão de sala de aula. Como produto decorrente da pesquisa, a elaboração e a publicação do artigo: O novo ensino médio tempo integral: experiências e vivências em uma escola pública de Minas Gerais. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2905 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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