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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2906
Título: | ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH: ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | MARANHÃO, JAILSON GONÇALVES |
Palavras-chave: | TDAH Ensino e aprendizagem Diversidade Inclusão Escolar |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental é vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. Está inserida na linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica e associada ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas. A pesquisa é parte do projeto guarda-chuva intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares”, do subprojeto Educação na Diversidade para a Cidadania e da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica – RECEPE. O objetivo geral foi analisar as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental para estudantes com TDAH, registradas em diferentes obras acadêmicas, buscando compreender as divergências e as convergências entre elas e as implicações para a educação inclusiva. A questão central que orientou a pesquisa foi: Quais são as estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com TDAH, dos anos iniciais do ensino fundamental, registradas em obras acadêmicas no período de 2012 a 2023, e as implicações dessas estratégias para a educação inclusiva? As questões complementares incluem: Qual é a definição de TDAH utilizada nas obras analisadas? Qual abordagem tem sido recorrente? Quais são as aproximações e os afastamentos em relação às proposições para o ensino de alunos com TDAH? Quais são os referenciais teóricos sobre TDAH adotados nos trabalhos analisados? O que consta sobre a aprendizagem de alunos com TDAH? Quais são as lacunas identificadas sobre o ensino e aprendizagem de alunos com TDAH? A pesquisa contempla o levantamento e a análise de teses e dissertações, publicados entre 2012 e 2023 nas bases de dados, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ancora-se nas elaborações de autores como Barkley (2022), Mattos (2007) e Silva (2003) sobre TDAH, Freire (2021) sobre ensino e aprendizagem e Esteban (2014) e Mantoan (2015) sobre inclusão escolar. O resultado da pesquisa bibliográfica revelou, apesar da diversidade de estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental, uma tendência recorrente em direção às práticas inclusivas para fomentar o engajamento e o direito à educação desses estudantes. Revelou, também, a utilização, recorrente, de métodos que favorecem uma abordagem individualizada e adaptativa, destacando a importância da formação docente continuada e do suporte multidisciplinar como elementos-chave para a eficácia dessas estratégias. Evidenciou a importância de estratégias de ensino que incluam o uso de recursos visuais e tecnológicos, atividades lúdicas, instruções claras e concisas, e a implementação de uma rotina estruturada em sala de aula. Mostrou a existência de divergência quanto à ênfase na medicalização do aluno com TDAH como abordagem primária, e a defesa de uma perspectiva mais abrangente, que incorpora suporte educacional, comportamental e psicológico, em detrimento de uma abordagem estritamente médica. Divergência, também, em relação à adoção de ensino individualizado para alunos com TDAH e os seus vínculos com educação inclusiva. Os resultados permitem afirmar a existência de lacunas significativas no campo da intervenção pedagógica, a necessidade de pesquisas empíricas, para fundamentar as práticas pedagógicas, e a ausência de políticas educacionais interáreas, que fomentem a inclusão escolar de alunos com TDAH. Afirmar, ainda, a urgência de uma abordagem para o ensino de alunos com TDAH, contemplando estratégias pedagógicas inclusivas, formação solidária e contínua com professores e suporte multidisciplinar, um currículo orientado pelo princípio da alteridade e valorização das diferenças humanas. Com base nos resultados, foi elaborado um e-book, “Cartas Pedagógicas: em foco teorias e estratégias pedagógicas em contexto de educação escolar com pessoas diagnosticadas com TDAH”, com a finalidade de provocar diálogos com docentes e as famílias dos estudantes. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2906 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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