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Título: A ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – MG E SEU CONTEXTO HISTÓRICO (1972 – 2022)
Autor(es): MOLINAROLI, LÚCIA MARIA MARTINS
Palavras-chave: Instituições Escolares
Escola Técnica de Saúde
Educação Profissional
Data do documento: 2024
Resumo: Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, no curso mestrado da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Esta investigação está vinculada ao projeto “O Ensino Secundário em Perspectiva Comparada: historiografia, legislação, instituições e práticas escolares no Brasil e em Portugal no Século XX”, sob a coordenação de minha orientadora professora Dra. Giseli Cristina do Vale Gatti. O objeto de estudo é a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. O recorte proposto justifica-se pela criação da instituição em 1972 e o recorte final, 2022, momento em que a Escola Técnica de Saúde/UFU conquista seu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de contribuição para a formação técnica em Uberlândia. Nessa perspectiva, a questão norteadora da pesquisa foi formulada com a seguinte pergunta: O processo de criação e consequente expansão de cursos da Escola Técnica de Saúde/UFU se deu em função da reforma 5692/71 ou em função da demanda na área de saúde na cidade de Uberlândia – MG? O objetivo geral da pesquisa busca compreender as motivações que levaram ao empreendimento de criação da Escola Técnica de Saúde/UFU na cidade de Uberlândia (MG) e consequentemente a expansão da referida instituição no período de 1972 a 2022. Os objetivos específicos estão organizados da seguinte forma: entender o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da Escola Técnica de Saúde/UFU na cidade de Uberlândia – MG; identificar como se deu o processo de expansão de cursos na Escola Técnica de Saúde/UFU – Estes; identificar quais os fatores que contribuíram para a criação de cada curso técnico da referida instituição. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa está ancorada na pesquisa bibliográfica e documental. As referências utilizadas no desenvolvimento dos capítulos estão ancoradas em Nosella & Buffa (2013); Guimarães (2010); Gatti Júnior (2004); Romanelli (2012); Manfredi (2017), entre outros. Concluímos que o envolvimento da classe política da cidade possibilitou a criação de uma escola técnica de ensino privado, que pudesse formar inicialmente o técnico em enfermagem e que expandiu para outros cursos técnicos nos eixos tecnológicos ambiente/saúde e segurança. A pesquisa também aponta que a consolidação da Escola Técnica de Enfermagem – Estes e sua expansão se deu em função da Escola Técnica de Enfermagem, ter sido criada agregada à Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia e à Fundação Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia. Todavia, em 1978, com a federalização, da Universidade de Uberlândia, ocorre a integração da Faculdade de Medicina à universidade, e consequentemente da sua Escola Técnica de Enfermagem. Neste sentido, em 1981, através da Resolução 005/81 do Conselho Universitário, a Escola Técnica consolida-se como escola vinculada à Universidade Federal de Uberlândia, possibilitando a sua sobrevivência, diferentemente do que aconteceu com outros cursos técnicos sob a batuta da Lei 5692/71. A pesquisa ainda aponta, que o crescimento local e regional, sobretudo, pelos processos migratórios, com destino à Uberlândia, cidade-polo da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, ampliou a demanda por serviços nas áreas da saúde e educação, o que pode ter contribuido para a expansão da referida instituição, tendo em vista, a necessidade de qualificação de profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2936
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