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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2937
Título: | HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UBERLÂNDIA, MG |
Autor(es): | DIAS, LUZIMARCIA MOSQUINI |
Palavras-chave: | educação ambiental sustentabilidade educação alimentar e nutricional horta escolar |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | O objetivo do estudo é discutir sobre o papel da Horta Escolar na Educação Alimentar de crianças na instituição de Ensino Básico CEI Odélcia Leão Carneiro, em Uberlândia-MG. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba. A escola é o lugar mais adequado para a inserção das práticas educacionais relativas à Educação Ambiental (EA). A Horta Escolar leva alunos/as às reflexões sobre a temática e desenvolvimento de um comportamento comprometido com o meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável. A questão levantada neste estudo é sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Educação Básica, sob a perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visando a implantação da prática educativa através da Horta Escolar, sob a direção de agentes educacionais de uma instituição de ensino, com crianças entre 3 a 5 anos. As diretrizes do PNAE defendem o princípio de que as refeições na escola devem ser preparadas com produtos naturais ou minimamente processados. As hortas escolares possibilitam aos alunos a aprendizagem sobre agricultura, meio ambiente, hábitos alimentares saudáveis, como disciplinas incorporadas na Educação Ambiental, como um tema multidisciplinar em escolas públicas. Pergunta-se neste contexto em pauta: o cultivo da Horta Escolar pode causar algum impacto na Educação Nutricional de crianças? O método desta pesquisa é misto por revisão de literatura e apresentação de um Estudo de Caso sobre o desenvolvimento da Horta Escolar e seus benefícios para Educação Alimentar e Nutricional dos alunos. A instituição estudada desenvolve uma horta com a participação das crianças e demais membros do corpo docente e da comunidade onde está inserida. A pesquisa em campo demonstrou que a escola oferece cinco refeições diárias aos educandos, visto que atende crianças também em período integral. As hortaliças cultivadas são utilizadas na complementação dessas refeições e o excedente é aproveitado pela comunidade local. Concluiu-se que a escola adota práticas extraclasse e a Horta está inscrita no seu PPP, cumprindo-se assim o seu objetivo educacional e social conforme abordagens em literaturas consultadas. A pesquisa resultou no produto “Horta Escolar: Um Guia prático”. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2937 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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