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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2945
Título: | LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: alfabetização de alunos, em tempos de impactos da pandemia e pós-retorno das aulas presenciais |
Autor(es): | LIMA, VALDIANE MARIA DE |
Palavras-chave: | Leitura e Escrita Alfabetização e Letramento Pós-pandemia |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os resultados da proficiência em leitura e escrita, com base nas orientações e materiais disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia/Secretaria Municipal de Educação (PMU/SME), para alfabetizar alunos do 3º ano do ensino fundamental, no retorno às aulas presenciais e final do ano letivo do ano de 2022, destacando concepções de alfabetização, orientações e seus significados para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Essa investigação está vinculada à linha de pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional, ao Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP, à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica - RECEPE - e ao Projeto Guarda-chuva, intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares. Os questionamentos foram: quais são os resultados dos discentes, do 3º ano do ensino fundamental, em relação à proficiência em leitura e escrita, no pós pandemia do Covid-19, e as concepções de alfabetização presentes nas orientações e nos materiais, disponibilizados pela PMU/SMU, para alfabetizar alunos de uma escola da rede pública municipal de ensino de Uberlândia-MG, no retorno às aulas presenciais e no final do ano letivo do ano de 2022? Há aproximações e afastamentos entre as concepções e orientações sobre alfabetização presentes nos materiais disponibilizados e no Projeto Político Pedagógico (PPP)? Essa pesquisa, com enfoque qualitativo, contemplou revisão bibliográfica e pesquisa documental, realizada no primeiro semestre de 2022, ancorada nas elaborações de Saviani (2007), Vygotsky (1991), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1989) e Soares (2004), acerca de educação e alfabetização, e nas elaborações de Cellard (2008) sobre pesquisa documental. As análises dos resultados dos diagnósticos sobre proficiência em leitura e escrita, como uma das ações do Programa IAB, apresentaram: compreensão, 96,30% de aproveitamento, consolidado 77,16%, decodificação 73,46% e fluência 66,05%, indicando avanços, quando comparados aos resultados do início do ano letivo de 2022. Entretanto, os resultados da análise do livro, utilizado para a elaboração dos testes de leitura nesses mesmos quesitos, mostraram que, levando em consideração o previsto para o 3º ano, no PPP e na BNCC (compreensão, autonomia, inferências e antecipações, antes e durante a leitura) não foi alcançado. O referido livro não traz situações fomentadoras dessas habilidades e a concepção de alfabetização é centrada na decodificação e afastada da realidade do alfabetizando. Além disso, os testes de escrita livre e a produção textual não foram frequentes nos materiais de apoio analisados, dificultando a avaliação do desenvolvimento da escrita livre das crianças e capacidade de elaboração. Por conseguinte, conforme análise dos resultados articulados da pesquisa, foi possível afirmar que o processo de ensino, desenvolvido por meio do Programa IAB de língua portuguesa, não fortaleceu a alfabetização e o letramento do público-alvo dessa pesquisa, conferindo centralidade na decodificação, afastando-se do descrito na BNCC, nas Diretrizes Curriculares, no PNE, no PPP e no PME, no que se refere, especialmente, à concepção de alfabetização, vinculada à formação crítica do leitor-autor. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2945 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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