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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2946
Título: | A GEOGRAFIA ESCOLAR NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (2006 – 2024) |
Autor(es): | SOUZA, VANESSA CRISTINA SOARES DE |
Palavras-chave: | Geografia escolar Políticas Públicas Ensino Médio |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este estudo dedica-se à Geografia escolar no Ensino Médio no estado de Minas Gerais, no período de 2006-2024. Foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba, no escopo da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes na Educação Básica, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital” (CNPq/FAPEMIG). O objetivo do projeto foi analisar as mudanças ocorridas no período 2006 a 2024, no currículo do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, na área de Geografia, no contexto das reformas da educação nacional; mais especificamente, a Reforma do Ensino Médio , Lei nº 13415/2017 e o Currrículo de Referêndia de Minas Gerais, Resolução SEE MG nº nº4692/2021. O recorte temporal se justifica por compreender um período marcado por mudanças no campo educacional brasileiro, notadamente, para a Educação Básica do país. Trata-se de uma investigação no campo da abordagem qualitativa, por meio da análise bibliográfica e de um corpus de documentos públicos federais e do estado de Minas Gerais disponíveis nas plataformas digitais oficiais. O referencial teórico apoia-se em autores da área do currículo, Apple (2009), Carneiro (2020) Nascimento (2010), Sacristan (2013) e Souza (2020), do ensino de Geografia: Cavalcanti (2008, 2012, 2016, 2019), Costa e Lopes (2009), Guimarães (2024), Castellar (2012, 2020), Santos (2002), Vesentini (2004, 2008, 2009) . E do campo das políticas: Baratella (2023), Corti (2024), Martins (2010) e Pinto e Melo (2020). A análise evidenciou uma mudança significativa no currículo do estado, visando adaptar-se à BNCC do NEM, Novo Ensino Médio, que teve como consequência a desvalorização da Geografia escolar com a fusão dos conteúdos na área de Ciências Humanas; a diminuição da carga horária e a perda de autonomia docente, por meio da implantação dos planos de curso elaborados pela SEE/MG. O tipo de produção resultante deste estudo é uma proposta pedagógica de formação continuada para professores da rede estadual de ensino de Geografia a despeito das mudanças curriculares, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de Geografia dos jovens estudantes do Ensino Médio. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2946 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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