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Título: AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL
Autor(es): BALIANO, ROSINEIDE MARQUES DA SILVA
Palavras-chave: Brincadeiras
Prática Social
Educação Infantil
Formação docente
Data do documento: 2024
Resumo: Esta dissertação em Mestrado de Educação Profissional, cuja linha de pesquisa é: Saberes e Práticas Educativas, teve como objetivo principal compreender o uso das brincadeiras como prática social na Educação Infantil. Ela se vinculou ao produto educacional das sacolas brincantes entre os educadores da Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de revisão bibliográfica e documental. Foram utilizados, além das Políticas Públicas da Educação Infantil, os autores principais: Kishimoto, Ariès, Kramer, Nóvoa e outros. Após análise de documentos e publicações ligadas ao tema, concluiu-se que as brincadeiras, além de favorecerem o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para a socialização, para o aprendizado de normas, valores e constituem uma importante prática social para o processo de alfabetização. O resultado esperado é que este documento possa colaborar com a formação docente para o uso consciente e pedagógico das brincadeiras infantis e, dessa forma, beneficiar o desenvolvimento cognitivo e social de crianças da Educação Infantil. As brincadeiras nesta modalidade de Educação exercem importante papel no desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da socialização. Esta pesquisa propõe um olhar reflexivo sobre a importância das brincadeiras na Educação Infantil quanto à prática social.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2948
Aparece nas coleções:2024

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