Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3018
Título: A INSERÇÃO DO COMPONENTE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: A RE-FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL EM MINAS GERAIS
Autor(es): Nunes, Celma Maria
Palavras-chave: Ensino médio
Flexibilização curricular
Tecnologia e Inovação
Data do documento: 2024
Resumo: A presente pesquisa propõe uma análise da implementação da reforma do ensino médio nas escolas públicas estaduais em Minas Gerais sob o aspecto da inserção do componente curricular Tecnologia e Inovação através da criação de um itinerário de formação que aborda o mundo do trabalho. Com uma linha de pesquisa voltada para estudos sobre o desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem, este estudo integra o projeto de pesquisa “Transformações na sociedade telemática: Educação, Subjetividade e Desigualdades,”desenvolvido no âmbito da UNIUBE. O intuito é sobretudo, averiguar e analisar quais são as principais políticas públicas para formação continuada dos professores mediante a reforma do ensino médio e se estas têm sido suficientes para atender as demandas e ainda como sua limitação ou ausência pode vir a integrar as estratégias do projeto que foi imposto através de uma medida provisória justificada pela imperativa necessidade de preparar os estudantes para os desafios inerentes a uma sociedade cada vez mais digital e globalizada. A metodologia utilizada inclui uma pesquisa exploratória de cunho documental das principais legislações e políticas públicas em educação relacionadas à temática, a seleção e fichamento dos referenciais bibliográficos encontrados em um recorte temporal delimitado entre 2017 e 2022 e ainda a organização e análise dos dados. A partir dos resultados encontrados podemos afirmar que a reforma do ensino médio não tem se mostrado viável em relação a sua proposta de promover e ampliar conteúdos associados ao mundo do trabalho, pois se torna necessário para isto, a revisão de questões como a falta de professores habilitados para lecionar nestes novos componentes, assim como de infraestrutura, equipamentos e materiais adequados. A partir das conclusões apresentadas espera-se que possam subsidiar discussões e reflexões em relação à melhoria da qualidade das práticas pedagógicas abordadas, assim como contribuir com futuras pesquisas acerca desta temática. Este trabalho foi desenvolvido com o apoio da SEE/MG, no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro - Educadores, nos termos da Resolução SEE Nº 4.707, de 17 de fevereiro de 2022.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3018
Aparece nas coleções:TURMA 21

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELMA MARIA NUNES.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.