Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3034
Título: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO/EXCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO EM ESCOLAS PÚBLICAS EM MINAS GERAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): Oliveira, Tatiana Borches de
Palavras-chave: pandemia
ensino remoto
educação
formação do professor
Data do documento: 2024
Resumo: A presente pesquisa investiga os efeitos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de inclusão/exclusão educacional dos alunos em escolas públicas de ensino médio em Minas Gerais durante a pandemia. Vinculado à linha de pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem”, este estudo integra o projeto de pesquisa "Transformações na Sociedade Telemática: Educação, Subjetividade e Desigualdades" da UNIUBE. O objetivo é analisar as disparidades socioeconômicas preexistentes, o papel das TICs na mitigação dessas desigualdades e avaliar criticamente o impacto das estratégias pedagógicas, como o aplicativo Conexão Escola, bem como a capacitação dos professores no uso efetivo dessas tecnologias como ferramentas educacionais. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, possui natureza teórica, utilizando estudo documental e bibliográfico. Para a revisão da literatura, foram consultadas as bases de dados digitais Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com seleção, fichamento e interpretação de documentos entre 2017-2023 sobre o uso das TICs no ensino remoto. A pesquisa também incluiu a análise e interpretação de estatísticas educacionais relacionadas ao contexto de Minas Gerais, utilizando dados específicos do período da pandemia (2020-2021) disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os resultados deste estudo observaram uma complexa interação entre acesso às tecnologias, participação dos alunos e desempenho educacional, destacando a necessidade premente de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas para enfrentar os desafios da inclusão digital, manifestos na pandemia. Ressalta-se ainda a importância da formação contínua dos professores no uso das TICs e na adaptação às novas demandas educacionais, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes em um contexto de ensino remoto. Por fim, é importante destacar que este trabalho foi desenvolvido com o apoio da SEE/MG, no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro - Educadores, nos termos da Resolução SEE Nº 4.707, de 17 de fevereiro de 2022.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3034
Aparece nas coleções:TURMA 21

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA BORCHES DE OLIVEIRA.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.