Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3059
Título: AGENTES ETIOLÓGICOS QUE NORTEIAM O DIAGNÓSTICO E A PROGRESSÃO DAS LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS
Autor(es): Signato Nunes Leticia, Rodrigues Oliveira Fernanda Maria
Palavras-chave: diagnóstico, lesão cervical não cariosa, prevenção, tensão dentária, biocorrosão, atrição, estresse, bruxismo, fatores oclusais, forças excêntricas.
Data do documento: 28-Jun-2024
Resumo: Lesões localizadas na região cervical de dentes humanos não associadas à presença de biofilme bacteriano vêm se tornando um achado clínico cada vez mais frequente nos consultórios odontológicos. A região onde se encontra a junção amelocementária, denominada porção cervical do dente, pode ser afetada por fatores estruturais e/ou funcionais, e o desenvolvimento de hipersensibilidade ou de lesões nessa região é um desafio na prática clínica, pois a etiologia geralmente está associada a hábitos cotidianos. Portanto, é importante a investigação dos principais agentes etiológicos de tais lesões para elaboração de uma abordagem preventiva individual. Fatores como: ingestão frequente de alimentos ácidos, escovação enérgica com cerdas duras, hábitos parafuncionais, onicofagia, apertamento dentário, presença de doença digestiva, tabagismo e etilismo podem contribuir para o desenvolvimento e para a progressão das lesões cervicais não cariosas (LCNC). Sendo assim, este trabalho buscou na atual literatura científica os principais agentes etiológicos que norteiam o diagnóstico e a progressão das lesões cervicais não cariosas. Para isso, foi realizada uma busca de artigos nas seguintes bases de dados: PubMed, Google Scholar e SciELO, utilizando como ferramenta de busca as associações das palavras- chave: “diagnosis”, “non-carious cervical lesion”, “prevention”, “dental tension”, “LCNC”, “biocorrosion”, “attrition”, “bruxism”, “occlusal factors”, “eccentric forces”, “progression” e “stress”, no período de 2014 a 2024. Com essa revisão de literatura, procurou-se guiar os profissionais da Odontologia no entendimento dos agentes etiológicos e colaborar para a elaboração de diagnósticos precisos, estratégias de prevenção e de planos de tratamentos adequados para o manejo das LCNC. A literatura apontou que o conhecimento dos fatores de risco auxilia o cirurgião dentista a conscientizar os pacientes sobre como evitar ou reduzir o impacto desses agentes etiológicos na saúde bucal. Considerando que a etiologia das LCNC é considerada multifatorial, torna-se imprescindível realizar uma avaliação personalizada para assim selecionar o plano de tratamento mais adequado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3059
Aparece nas coleções:2024/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia e Maria Fernanda-Ana Paula.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.