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Título: METODOLOGIAS ATIVAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DO CENTRO-OESTE MINEIRO
Autor(es): Vilamaior, Adriana Giarola
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Metodologia Ativa
Representações Sociais
Teoria do Núcleo Central
Data do documento: 6-Fev-2025
Resumo: O avanço das tecnologias, ocorrido nos últimos anos, faz com que a sociedade busque um novo perfil de profissional; por conseguinte, uma nova formação acadêmica. Nesse contexto, surgem as propostas de metodologias ativas para o processo de aprendizagem. As Metodologias Ativas proporcionam uma educação crítico-reflexiva baseada no maior envolvimento do aluno na busca pelo conhecimento. Nesse contexto, pergunta-se: Quais são as representações sociais que estão sendo construídas pelos alunos de um curso Técnico em Administração, sobre as implicações da adoção das metodologias ativas no processo de aprendizagem? Para responder a esse problema, a pesquisa toma como objetivo geral: compreender as representações sociais dos alunos de um curso Técnico em Administração de uma instituição da Rede Federal do Centro-Oeste Mineiro, sobre as metodologias ativas e suas implicações no processo de aprendizagem para discussões e reflexões com os professores. Esta pesquisa está associada à Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Insere-se na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. A metodologia proposta é caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, subsidiada pelo referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric (2001). Participaram da pesquisa 90 alunos de um curso Técnico em Administração de uma instituição da Rede Federal do Centro-Oeste Mineiro e 18 professores dos respectivos alunos. Para a coleta dos dados, foram utilizados um questionário, a Técnica de Associação Livre de Palavras e o grupo focal. A análise dos dados, além do respaldo teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, contou também com a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e o auxílio dos softwares EVOC e Iramuteq. Quanto aos resultados das análises, referentes às representações sobre as implicações das metodologias ativas no processo de aprendizagem, foi possível verificar que a maioria dos alunos estão construindo representações sociais positivas, uma vez que são compreendidas como uma metodologia que contribui para o processo de aprendizagem a partir de práticas inovadoras que aliam a teoria à prática, de forma problematizadora. No entanto, um grupo menor de alunos compreende que as implicações positivas das metodologias ativas na formação técnica ocorrem, apenas, em partes, e que elas podem e devem ser aperfeiçoadas para serem mais bem aplicadas pelos professores e alunos. Ademais, a análise do conteúdo dos grupos focais, realizada com o propósito de ser um momento formativo para os professores, constatou também a hipótese da tese - a de que a identificação das representações sociais dos alunos sobre as metodologias ativas pode auxiliar a formação e o desenvolvimento profissional dos professores - uma vez que eles puderam conhecer e discutir as iniciativas de práticas ativas utilizadas no curso, bem como a possibilidade de adotá-las. Reconheceram também, nos grupos focais, a necessidade de a instituição criar políticas educacionais adaptadas a adoção das metodologias ativas na formação técnica do aluno.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3076
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