Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Wagner Balbino de-
dc.date.accessioned2025-12-12T18:26:02Z-
dc.date.available2025-12-12T18:26:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3144-
dc.description.abstractA pesquisa analisou se os projetos e ações relacionados ao projeto de vida da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual do município de Uberlândia-MG estão implementando a orientação profissional para os alunos do Ensino Médio. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que busca entender a relevância e os desafios de se trabalhar a orientação profissional dentro das escolas de Ensino Médio. Consiste em um estudo documental descritivo/analítico, com base na elaboração e implementação do PPP da escola pesquisada, leis, diretrizes, regulamentações e outros documentos que normatizam o projeto de vida e a orientação profissional. Realizou-se um estudo de caso para conhecer a realidade da escola pesquisada e os possíveis fatores externos que permeiam o ambiente escolar acerca do projeto de vida e orientação profissional. Após a conclusão do trabalho foi desenvolvido um guia destinado a professores e educadores, com o intuito de ser um instrumento que possa ajudar os professores a trabalharem o tema com seus alunos, levando em conta as particularidades regionais de Uberlândia.pt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titlePROJETO DE VIDA, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E COMPETÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Francisco Wagner Balbino.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.