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dc.contributor.authorMEDEIROS, MARIA JÚLIA DE-
dc.date.accessioned2025-12-12T18:37:02Z-
dc.date.available2025-12-12T18:37:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3145-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação: Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE), no âmbito de pesquisa “Práticas Docentes para a Educação Básica”, e está vinculada ao projeto de pesquisa “Problemateca: Uma possibilidade para aprendizagem das ações mentais da operação de multiplicação por meio da Resolução de Problemas”. O objetivo geral foi identificar de que forma a Problemateca pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do 5º Ano ao solucionar situações-problemas relacionadas às quatro ações mentais da operação de multiplicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa participante, constituída por cinco etapas, quais sejam: estudo bibliográfico, estudo documental, construção das situações-problemas, pesquisa de campo (desenvolvimento das situações problemas) e construção da Problemateca, análise dos dados. A pesquisa foi realizada com uma turma de 5º Ano da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho, em Uberlândia-MG. A pesquisa de campo locus da produção de dados ocorreu por meio da resolução de situações problemas, denominadas “Contextos de Investigação”, desenvolvidas e elaboradas de forma colaborativa com os alunos, na forma individual ou em grupos. Diferentes recursos foram utilizados, como jogos, recursos de comunicação oral, escrita e pictórica; materiais manipuláveis; projetor; entre outros. Essas situações-problemas foram propostas e desenvolvidas conforme as Dez Etapas da Metodologia da Resolução de Problemas - RP propostas por Onuchic et al. (2021, p. 48): “Proposição do problema; Leitura individual; Leitura em conjunto; Resolução do problema; Observar e incentivar; Registro das resoluções na lousa; Plenária; Busca do consenso; Formalização do conteúdo; Proposição e resolução de novos problemas” e foram fundamentais para conduzir as aulas de modo que os alunos pudessem pensar formas de solução para a situação-problema proposta e realizar o registro de seu modo de pensar. A análise dos dados concretizou-se com base na triangulação dos dados e métodos entre os referenciais teóricos, os dados da pesquisa e os saberes em movimento. Ensinar os alunos a pensarem de forma criativa, permitindo que explorem diferentes estratégias para resolver uma mesma situação, torna-os mais flexíveis diante de desafios e incentiva a busca por diferentes resoluções. Ao estimular a resolução de situações-problemas desde cedo, ajudamos a formar crianças mais independentes, confiantes e preparadas para os desafios da vida. Com isso, constatamos o quão é importante explorar a Problemateca e a “Metodologia de Ensino Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas” com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. O Produto Educacional é uma Problemateca contendo 24 cartas e um folheto explicativo com orientações de como utilizá-la. Propõe-se a apresentar situações-problemas que estabeleçam relações entre o cotidiano e os conteúdos escolares, fazendo com que estes tenham sentido e significado para os alunos.pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectSituações-problemaspt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
dc.subjectProblematecapt_BR
dc.titlePROBLEMATECA: UMA POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DAS AÇÕES MENTAIS DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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