Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3157
Título: ANÁLISE TENSIOMÉTRICA, HISTOMORFOMÉTRICA E MICROBIOLÓGICA DA PELE DE TILÁPIA FRESCA E CONSERVADA EM DIFERENTES MEIOS POR ATÉ 90 DIAS
Autor(es): ARTUR DOS REIS, JUNIOR
linhares sampaio, renato
Palavras-chave: biomembrana
pele de tilápia
cicatrização de feridas
colágeno
métodos de conservação
engenharia de tecidos
Data do documento: 23-Mai-2025
Resumo: Lesões cutâneas extensas requerem intervenções terapêuticas eficazes são fundamentais para promover a reparação adequada do tecido. Nesse contexto, biomembranas de origem biológica vêm sendo amplamente estudadas, destacando-se a pele de tilápia (Oreochromis niloticus) por suas propriedades estruturais, elevada concentração de colágeno, biocompatibilidade e viabilidade econômica. Contudo, é necessário volume suficiente para atender a demanda dos hospitais e clínicas humanas e veterinárias. Nesse sentido, a conservação adequada das peles de tilápias é fundamental para garantir um estoque adequado bem como preservar suas propriedades terapêuticas. Sendo assim, o primeiro capítulo desta dissertação apresenta uma revisão narrativa da literatura científica sobre o uso da pele de tilápia como biomaterial no tratamento de feridas, com foco em diferentes métodos de preservação já descritos abordando suas vantagens e desvantagens. O segundo capítulo se trata de um estudo experimental que se onde foram comparados três diferentes métodos de conservação da pele de tilápia, sendo eles: congelamento a -18 °C, imersão em glicerina a 98% e solução salina hipersaturada a 150% ao longo de 30, 60 e 90 dias. As amostras, previamente submetidas à antissepsia com clorexidina a 2%, foram avaliadas quanto à resistência mecânica em ensaios de tensão e força, estrutura morfológica por meio de coloração com Hematoxilina e Eosina, concentração de colágeno (tipos I e III) utilizando a coloração de Picrosirius Red e análise microbiológica. Os resultados demonstraram que o congelamento é eficaz para a manutenção das propriedades mecânicas por até 30 dias, enquanto a glicerina apresentou desempenho superior em 90 dias. Conclui-se que a escolha do método de preservação deve ser orientada pela duração do armazenamento desejado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3157
Aparece nas coleções:2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JUNIOR PARA CAPA.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.