Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/667
Título: ADEQUAÇÃO ENTRE A PRESCRIÇÃO E A ADMINISTRAÇÃO DA TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO EM ONCOLOGIA DE UM HOSPITAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Autor(es): ELIANA MACHADO, PATRÍCIA
Júnior, Geraldo Thedei
Palavras-chave: Nutrição enteral
câncer
adequação da dieta
Data do documento: 31-Mar-2014
Resumo: O câncer vem se tornando um grande problema de saúde pública, devido ao crescente número de casos e suas complicações. É muito frequente a desnutrição calórica e proteica em indivíduos com câncer e vários fatores estão relacionados ao seu desenvolvimento, em especial aqueles associados ao curso da doença. Em razão deste quadro apresentado por estes indivíduos, a Terapia Nutricional Enteral (TNE) é considerada como parte importante do tratamento. Este trabalho teve como objetivos avaliar a adequação da dieta administrada em relação a prescrita em pacientes internados no setor de Oncologia de um Hospital Universitário e identificar os fatores que impedem a adequada administração. Após aprovação pelo CEP, o estudo foi realizado durante os meses de maio a agosto de 2013, tendo sido acompanhados 17 pacientes adultos, de ambos os gêneros, em uso exclusivo de nutrição enteral por no mínimo 72 horas, totalizando 213 dias de acompanhamento do volume de dieta prescrito e administrado. Quando este não era administrado, foram identificados os motivos da suspensão ou interrupção. A adequação da TNE esteve presente em apenas 4 pacientes (23,5%) e entre os fatores que mais interferiram nesta inadequação destaca-se a ocorrência de náuseas/vômitos e a realização de exames. Discussão: Verificamos a relação entre a inadequação do volume de dieta recebido e a realização de raio X (p= 0,0274), ultrasson (p= 0,0161) e a colonoscopia (p= 0,0405). Vários autores descrevem que a interrupção da TNE para a realização de procedimentos foi o motivo que mais prejudicou a administração da quantidade adequada do volume prescrito a pacientes internados em diversas instituições de saúde, enfatizando a importância de se rever os processos de trabalho e desenvolver protocolos para melhorar a operacionalização destes procedimentos diagnósticos, buscando-se minimizar o prejuízo para a administração das dietas prescritas (SILVA et. al, 2011; VIARO, 2009; COUTO, 2002). A pneumonia destacou-se como uma das responsáveis pela diminuição da administração da TNE e confirmada estatisticamente (p= 0,0023). Em um estudo realizado com pacientes idosos com doenças neurológicas que faziam uso de TNE foi verificado que a pneumonia foi a complicação mais frequente entre os pacientes acompanhados (MARTINS, 2012). Conclusão: A inadequação entre prescrição e administração da dieta foi em torno de 80% comparado a outros estudos apresentou um índice elevado de inadequação. As causas para interrupção das dietas foram a realização de Raio-X e a pneumonia.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:2014

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Patricia.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.