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Título: A ludicidade na formação de professores de matemática: Um olhar sobre teorias e práticas educativas
Autor(es): Costa, Váldina Gonçalves da
Data do documento: 2004
Resumo: Esta pesquisa investiga a ‘concepção e a utilização da ludicidade na formação de professores de Matemática’, como um componente fundamental a ser levado em consideração pelo corpo docente dos cursos de licenciatura, na Formação de Professores de Matemática, no sentido de demonstrar a necessidade de utilização do aspecto lúdico para a aprendizagem de Matemática. O tema da ludicidade se faz presente, com muita freqüência em discussões relativas ao Ensino Fundamental e Educação Infantil, raramente ocorrendo no Ensino Superior, dada a sua formalização; o que nos conduziu a propor um trabalho com a ludicidade no ensino superior por meio do referencial teórico de Selma Wasserman que propõe a estratégia “jogo-análise-novo jogo”. A amostra contemplou a prática docente de sete professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e filmagens. Os resultados demonstram que o ensino superior precisa deixar de ser um lugar somente para formalizações e criar oportunidades para se trabalhar de maneira mais lúdica, uma vez que os adultos de hoje já não brincam mais. Uma pesquisa como esta poderá contribuir para o desenvolvimento profissional docente e para as discussões que se fazem em torno da Educação Matemática no ensino superior, na medida em que propõe ações que estimulem o professor/professora a introduzir mudanças nos parâmetros metodológicos e epistemológicos em que apóia sua prática.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/736
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