Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Helione Dias Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:43:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T18:43:19Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/741 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores/as é um processo renovador e contínuo pelo qual conhecimentos e práticas se efetivam. Nesse sentido, os espaços não-formais de ensino devem ser valorizados como opção enriquecedora das práticas educativas. Para essa valorização converge esta pesquisa, cujo objeto de estudo é o museu, defendido como espaço educacional não-formal de produção do saber e imprescindível à formação do profissional docente. O processo investigativo se desenvolveu com base no pressuposto de que os estudos sobre o museu não são contemplados na organização curricular dos cursos de formação inicial e/ou continuada de professores, evidenciando a lacuna existente nas interações da escola com outras instituições culturais e educacionais e a premente necessidade de concretização de parcerias que possibilitem, a todas as instituições constituintes do conhecimento, o desempenho de papéis formativos no processo de desenvolvimento do sujeito social. Tal pressuposto gerou questionamentos sobre o espaço do museu como mediador de aprendizagem significativa, bem como sobre as parcerias entre tal espaço e demais instituições educativas. A investigação qualitativa realizou-se por meio de observações em atividades desenvolvidas em museu e entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores do Centro de Ensino Superior de Uberaba (CESUBE). A pesquisa focalizou o Museu dos Dinossauros de Peirópolis (Uberaba/MG), pela vinculação com o CESUBE e pelas ações educacionais desenvolvidas. Fundamentada em concepções da psicologia histórico-cultural de Vygotsky, a pesquisa intentou apontar possíveis caminhos à transformação da realidade que envolve a interação do espaço pedagógico do museu com a formação do professor/a. As análises evidenciaram o papel importante do museu como espaço de interação social, mas a lacuna referente ao estudo dos espaços museológicos nos cursos de formação de professores/as ainda perdura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | formação de professores/as | pt_BR |
dc.subject | museu | pt_BR |
dc.subject | educação não-formal | pt_BR |
dc.title | ESPAÇO NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM: um estudo do museu como mediador na formação de professores/as | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELIONE DIAS DUARTE FERNANDES.pdf | 552,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.