Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Helione Dias Duarte-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:43:19Z-
dc.date.available2019-08-30T18:43:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/741-
dc.description.abstractA formação de professores/as é um processo renovador e contínuo pelo qual conhecimentos e práticas se efetivam. Nesse sentido, os espaços não-formais de ensino devem ser valorizados como opção enriquecedora das práticas educativas. Para essa valorização converge esta pesquisa, cujo objeto de estudo é o museu, defendido como espaço educacional não-formal de produção do saber e imprescindível à formação do profissional docente. O processo investigativo se desenvolveu com base no pressuposto de que os estudos sobre o museu não são contemplados na organização curricular dos cursos de formação inicial e/ou continuada de professores, evidenciando a lacuna existente nas interações da escola com outras instituições culturais e educacionais e a premente necessidade de concretização de parcerias que possibilitem, a todas as instituições constituintes do conhecimento, o desempenho de papéis formativos no processo de desenvolvimento do sujeito social. Tal pressuposto gerou questionamentos sobre o espaço do museu como mediador de aprendizagem significativa, bem como sobre as parcerias entre tal espaço e demais instituições educativas. A investigação qualitativa realizou-se por meio de observações em atividades desenvolvidas em museu e entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores do Centro de Ensino Superior de Uberaba (CESUBE). A pesquisa focalizou o Museu dos Dinossauros de Peirópolis (Uberaba/MG), pela vinculação com o CESUBE e pelas ações educacionais desenvolvidas. Fundamentada em concepções da psicologia histórico-cultural de Vygotsky, a pesquisa intentou apontar possíveis caminhos à transformação da realidade que envolve a interação do espaço pedagógico do museu com a formação do professor/a. As análises evidenciaram o papel importante do museu como espaço de interação social, mas a lacuna referente ao estudo dos espaços museológicos nos cursos de formação de professores/as ainda perdura.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectformação de professores/aspt_BR
dc.subjectmuseupt_BR
dc.subjecteducação não-formalpt_BR
dc.titleESPAÇO NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM: um estudo do museu como mediador na formação de professores/aspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELIONE DIAS DUARTE FERNANDES.pdf552,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.