Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/745
Título: | EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas docentes e formação continuada de professores |
Autor(es): | Parreira, Sheilla Silva |
Palavras-chave: | educação infantil formação continuada de professores brincar infantil |
Data do documento: | 2007 |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa sobre a Educação Infantil, concepções e práticas docentes e formação continuada de professores e tem como objetivo discutir, a partir do que pensam os professores da Educação Infantil do Colégio Ricardo Misson, instituição mantida pela Sociedade Educacional Uberabense / UNIUBE, sobre a formação de professores, como condição de aperfeiçoamento profissional. Iniciou-se por um estudo diagnóstico de como estes professores vêem à Educação Infantil e as contribuições da formação continuada promovida pela escola. Tomando como referência a contribuição teórica de Vygotsky, que serve de base ao projeto pedagógico da instituição, e as concepções e práticas relatadas por um grupo de professoras do Colégio em questão, buscou-se verificar o significado atribuído ao brincar no ambiente educacional. Para isso, a pesquisadora utilizou-se de entrevista semiestruturada, sendo as respostas avaliadas de forma quantitativa e qualitativa. Foram abordadas questões sobre a aprendizagem da criança pequena, o brincar no processo de desenvolvimento infantil e a formação continuada de professores. Os resultados apontaram para uma divergência entre o que a instituição propõe e o que as professoras verbalizam, além de sugerirem que a maioria das professoras, por falta de informações e formação necessárias sobre esta faixa etária, dentro do enfoque teórico escolhido, permanece em antigas posturas, enquanto educadoras de crianças pequenas. Para tal, a formação continuada dos professores poderá propiciar oportunidades para a melhor compreensão dos princípios filosóficos que norteiam a psicologia histórico-cultural, a fim de que as docentes possam ser agentes decisivos no processo de desenvolvimento da criança pequena, de modo a favorecerem a promoção de um ensino com maior qualidade. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/745 |
Aparece nas coleções: | TURMA 4 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHEILLA SILVA PARREIRA.pdf | 410 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.